Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fungos

Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado. Há uma estimativa de que existam de 60 mil a 100 mil espécie de fungo, que são seres eucariontes, uniuou pluricelulares, sempre heterótrofos, que se nutrem por absorção dos alimentos. Eles se desenvolvem com extrema facilidade nos mais diversos ambientes, terrestres e aquáticos, além de se ligarem a muitos outros grupos de seres, em diferentes tipos de associações.
Esses seres são heterotróficos (não sintetizam o próprio alimento), incorporando os nutrientes necessários ao seu metabolismoatravés da absorção de substâncias após digestão extracorpórea (sapróbios), realizada por enzimas sintetizadas e secretadas sobre a matéria orgânica contida no ambiente. 
Os fungos pluricelulares apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa chamada de hifas, agrupadas formando um pseudo tecido denominado micélio, caracterizado conforme sua distinção citoplasmática em: Hifasseptadas ,cujas células são individualizadas, cada uma contendo o seu núcleo e as Hifas cenocíticas ,com aparência anastomosada (concisa), formada por um citoplasma estendido e polinucleado. 
O micélio assume tanto a função vegetativa, quanto reprodutiva. A primeira conferindo sustentação, crescimento e obtenção de alimentos, e a segunda, responsável pela produção de esporos (reproduçãosexuada), porém podendo ocorrer de forma assexuada, seja por brotamento ou fragmentação. 
A respiração dos fungos pode ser aeróbia (na presença de oxigênio) ou anaeróbia facultativa, sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenação. 
Sistematicamente os fungos são classificados em: Zigomicetos, Basidiomicetos, Ascomicetos e Deuteromicetos. Os fungos podem ser encontrados em todos osambientes: na água, no solo e em plantas e animais; em qualquer lugar que exista matéria orgânica.Todavia, não conseguem sobreviver em locais secos ou com pouca umidade. Formam colônias de dois tipos Leveduriformes, são geralmente de consistência gelatinosa ou pastosa e são formados por fungos unicelulares. Filamentosas,as colônias filamentosas geralmente têm aspecto aveludado ou de algodão. Estes sãopluricelulares.
Aproximadamente 100 espécies de fungos causam infecções nos humanos. Chamamos essas infecções de micoses.As frieiras, também conhecidas como pé de atleta, aparecem em regiões úmidas do corpo, como virilha e entre os dedos dos pés e das mãos. Geralmente se apresentam como fissuras, descamações e feridas localizadas entre os dedos, provocando muita coceira. A impingem éuma micose que atinge a pele superficialmente. Essa infecção se caracteriza por formar lesões arredondadas que coçam e formam uma área da pele com bordas vermelhas. Nossas unhas também estão bem suscetíveis a essas infecções por fungos. Conhecidas como unheiros, essas micoses se apresentam como manchas brancas ou até deformações nas unhas. Geralmente quando acometida por essa micose, a região aoredor da unha fica dolorida, inchada, avermelhada e inflamada. Em alguns casos, a unha pode começar a crescer deformada.
Existe um tipo de micose, que conhecemos como pano branco, que forma manchas claras na pele, principalmente na região do tronco, rosto, pescoço e braços. A candidíase também é um tipo de micose que causa muita coceira e vermelhidão na área afetada (geralmente a virilha).Osapinho, que ocorre nas mucosas de crianças e bebês, também é causado por fungos e se caracteriza por apresentar vários pontinhos brancos na mucosa.
Há um tipo de fungo que ataca os órgãos internos dos seres humanos, principalmente os pulmões, causando a chamada histoplasmose. No caso dessa infecção, os esporos do fungo são aspirados junto com o ar, causando a formação de novos...
tracking img