Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO sobre tecnoligia eletronica
 
No atual contexto mercadológico, a adoção de novas tecnologias de informações constitui importante fator estratégico para as empresas. Entre essas tecnologias está o comércio eletrônico (CE). Assim, o termo Comércio Eletrônico foi escolhido como alvo de estudo do presente artigo. Palavra-chave: Comércio eletrônico, E-commerce, Tecnologia.
 
1. IntroduçãoEntre todos os acontecimentos ocorridos recentemente, um deles merece destaque e reflexão: o avanço da Tecnologia da Informação. O modo como essa tecnologia dominou o mundo dos negócios e se espalhou entre as organizações justifica o destaque atribuído ao assunto. Tudo começou na década de 40, com o surgimento do primeiro computador a válvulas. Foi o primeiro passo. Desde então o avanço não parou.A invenção da Internet eliminou barreiras geográficas e uniu mercados. A Internet é o caminho para o comércio eletrônico (e-commerce) e um dos símbolos da globalização. O objetivo do presente trabalho científico é discursar sobre o tema comércio eletrônico (e-commerce), através da exposição de idéias e conceitos que venham sustentar a importância deste para o aprendizado do acadêmico deadministração.
 
2. Definições Importantes Com o intuito e a pretensão de facilitar futuras exposições de idéias, bem como a compreensão destas, é preciso, primeiramente, expor algumas definições de termos que serão utilizados mais adiante. Essas definições se fazem necessárias não só para o andamento do artigo em questão, mas, sobretudo para facilitar a compreensão do estudo enfocado e esclarecer dúvidaspendentes ao assunto. Um desses conceitos é com relação à mãe das últimas invenções, a Internet. Trata-se da rede mundial de comunicações, representada pela sigla www (world wide web, ou simplesmente web), onde através de um ambiente específico as organizações procuram se contactar com o público em geral e entre si. Outro termo que tem ocupado as mídias de toda parte do globo é o E-commerce.Albertin (2001, p.40) conceitua o e-commerce como sendo “a realização de toda a cadeia de valores dos processos de um negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias da comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio”.
 
Com relação à venda direta aos consumidores, têm-se o Business-to-Customer. Trata-se do B2C ou Negócio-a-Consumidor. Nesta mesmalinha, só que relacionado aos negócios entre empresas, encontra-se o Business-to-Business ou B2B (ou ainda, negócio a negócio). As atividades criadoras de bancos de dados com informações referentes a pessoas físicas para empresas recebem o nome de Customer-to-Business (C2B) ou ainda Consumidor-a-Negócios. Nesta mesma linha, encontra-se o Customer-to-Customer (C2C), também conhecido como negócios entreconsumidores. Por fim, a Tecnologia da Informação, que são objetos (hardware) e veículos (software) criados com o intuito de formar sistemas de informação. E também o próprio Sistema de Informação, que são os resultados da adoção da Tecnologia da Informação, através do uso de computadores e mecanismos de telecomunicação.
 
3. Considerações Sobre a Internet A Internet surgiu na década de 60,como um projeto do Departamento de Defesa norte-americano. Foi criada pela Advanced Research Projects Agency (ARPA), recebendo assim a denominação de ARPAnet ou Arpanet. Seu uso estava previsto para fins militares, como um sistema de comunicação de informações que pudesse sobreviver a ataques, mesmo que parte de sua estrutura fosse perdida. Na década de 70 surge a troca eletrônica de dados, ou EDI(Eletronic Data Interchange), onde grandes empresas ou corporações passam a interligar seu computador central a diversos terminais espalhados em outras localidades. Isso possibilitou um grande avanço na troca eletrônica de dados, já que o EDI era utilizado para realizar operações internas nessas empresas. Na década de 80 surge o PC (Personal Computer), desenvolvido e lançado pela IBM. Além disso,...
tracking img