Pesquisa e pratica profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ALESANDRA MARIA FERREIRA – 410591- 2009/01















RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE





















VILA VELHA

2011





Introdução




Neste trabalho, serão apresentadas atividades de aprendizagem relacionadas às disciplinas fundamentos filosóficos daeducação, fundamentos psicológicos da educação, fundamentos sócio-antropológicos da educação e de pesquisa e prática profissional-relação escola-comunidade.

O relatório investigará a relação entre escola e comunidade e através de pesquisas e entrevistas aos docentes da escola pesquisada, buscar-se a entender como esta relação acontece e para isso utilizaremos questões norteadas entre conceitos decomunidade, sociedade e gestão democráticas questões estas que foram sugeridas por esta unidade temática de aprendizagem.

O objetivo deste estudo é ampliar nosso conhecimento teórico através de reflexões, entrevistas, pesquisas e dados coletados por meio de conversas com os docentes da escola investigada, procurando entender a visão destes educadores em relação à proposta desta unidade temática.Estudo como este é importante, pois nos coloca frente a realidades vividas hoje no sistema de ensino brasileiro e contribui significativamente para nossa formação como profissional da área educacional.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a qualitativa através das seguintes técnicas: conceitual, investigativa, observação e participação em sala de aula(quandopermitidas) a a fim de ampliarmos nosso campo de análise sobre relação escola- comunidade.

A metodologia aplicada será a expositiva demonstrada através de pesquisa bibliográfica e de campo.

Será feito a caracterização da escola, em seguida será apresentada os dados coletados através de entrevistas aos professores da escola investigada, será feito também uma fundamentação teórica abordandoquestões sugeridas e estudadas nesta unidade temática.































1. RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – DIVERSIDADE EDUCATIVA



2 DESENVOLVIMENTO




RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE

Segundo Melo (2011) comunidade trata de um grupo geograficamente próximo, mais coeso socialmente, unidos por laços tradicionais, familiares ou devizinhança com identidades e estilos de vida compartilhados.


Na comunidade, as relações sociais procedem de certas situações e de certos meios históricos: os padrões coletivos de sentimentos ou a psique inconsciente e coletiva predominam sobre a consciência individual, fazendo com que o individuo apareça como um produto do meio social. (Melo 2011, p.39 apud Ferreira).Quando um grupo de pessoas vive próximas umas das outras acabam desenvolvendo formas de comportamentos, tradições, modo de agir e de falar semelhantes uns aos outros formando assim comunidades. Por isso o parentesco, a vizinhança e as amizades são formas de socializar na comunidade.
Diferente de comunidade a sociedade é mais formal, nela quem dita as ações é à vontade e racionalidade.
ParaTonnies e outros autores citados por melo (2011), a comunidade carrega um sentido positivo de sociabilidade, ao contrario da sociedade a qual são destinadas analises de negatividade.
Entre as características que identificam uma comunidade podemos citar a delimitação geográfica, ou seja, pessoas vivendo em um dado espaço claramente definido. Também podemos citar os interesses comuns entre indivíduos;interesses esses que acabam por uni-los sejam eles educacionais profissionais ou mesmo ligados a crenças e a outras aspirações e objetivos comuns. Normalmente a iniciação das pessoas na cultura, nos valores e nas normas da sociedade começa dentro do ambiente familiar.
Voltando ao tema relação escola-comunidade, será discutida a família como eixo principal na relação entre escola e comunidade. A...
tracking img