Pesquisa e pratica profissional - materiais didáticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
PAOLA CHAMMA VAZ RU 939257 turma 02-2013


RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL- MATERIAIS DIDÁTICOS

JAGUARIAÍVA2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
PAOLA CHAMMA VAZ RU 939257 TURMA 02-2013

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – MATERIAS DIDÁTICOS

Relatório de Pesquisa e Prática ProfissionalMateriais Didáticos apresentado à UTA – Educação, Ciência e Tecnologia, no curso de Pedagogia. Tutor local: Corina Mara Pedroso. Centro associado: Jaguariaíva


JAGUARIAÍVA
2013
SUMÁRIO1. INTRODUÇÂO ........................................................................................................4
2. EDUCAÇÂO, ENSINO E PESQUISA .....................................................................6
A pesquisa: princípio educativo ...............................................................................6
Recursos didáticos: conceito, evolução eimportância no contexto educacional ...7
Pesquisa: análise dos dados coletados ..................................................................8
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................13
4. REFERÊNCIAS .....................................................................................................15






1-INTRODUÇÃO

Considerando a Pesquisa e Prática Profissional como vias de mão dupla, em total reciprocidade, são importantes e indispensáveis instrumentos para um aprendizado com excelência. Para entender a prática, antes de mais nada, deve-se recorrer à pesquisa.
É interessante ressaltar que, praticar a pesquisa em seus diferentes aspectos, é obter conhecimento necessáriopara aplicá-lo com flexibilidade. Portanto, não existe um intercâmbio de ensino-aprendizagem sem saber realmente as necessidades que lhes são propostas e que só serão desvendadas através deste maravilhoso processo. A pesquisa para praticar ou praticar a pesquisa.
Dentre as suas competências procura-se propiciar conhecimentos referentes às relações educativas no cotidiano escolar; aorganização da instituição, as normas e a organização do trabalho pedagógico. Propiciar habilidades para analisar suas práticas docentes, rever atuações e criar novos recursos didáticos; dinâmica de grupos e tomada de decisões; exercer sua profissão visando a nova realidade da sociedade, do conhecimento, do aluno e dos meios de comunicação. Propiciar atitudes requeridas para o processoensino-aprendizagem. Refletir sobre a prática pedagógica.
Atuar como intelectual na contextualização sociocultural de suas aulas e na transformação social mais ampla. Saber trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação no que se refere aos conteúdos e recursos didáticos.
Tendo em vista as tecnologias em alta e rápida mutação, um melhor entendimento digital. Transferindo àesta tecnologia o respaldo para um indispensável e eficiente instrumento de trabalho.
O mundo digital está cada vez mais acessível e, nesta acelerada geração, lança- se mão aos conhecimentos que supram as necessidades para a aquisição do aprendizado, inclusive o de educador.
Permitindo o alcance rumo à evolução, paralela à essa nova era, acompanha-se com entusiasmo e...
tracking img