Pesquisa e pratica docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTFÓLIO

DISCIPLINA:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
• Construa um texto descritivo/analítico sintetizando as informações estudadas.

Reconstruindo a trajetória docente no Brasil, vamos destacar seus principais momentos.
Primeiro momento: A reforma da Escola Normal do estado de São Paulo, em 1890, quando a modalidade se espalhou por todo o país. O segundo momento foi a partir das reformasdo ensino do Distrito Federal, iniciada em 1932 por Anísio Teixeira e no estado de São Paulo em 1933, por Fernando de Azevedo, defini-se o modelo da Escola Normal que, adotado por vários estados brasileiros se incorporou na Lei Orgânica do Ensino Normal decretada em 1946. Ainda neste momento defini-se o modelo de formação de educadores para atuar no ensino secundário ao serem instituídos, em1939, os cursos de Bacharelado e Licenciatura, entre eles o de Pedagogia. Terceiro momento: A reforma do ensino instituída em 1971, quando se deu a descaracterização do modelo de Escola Normal, ao ser criada a habilitação do Magistério. Finalmente, a reforma de 1996 quando poderíamos ter um novo momento decisivo representado pela elevação da formação dos professores de todos os graus e ramos deensino do ensino de nível superior. No entanto, a ambigüidade e as falhas normais da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional impediram que isso viesse a acontecer.
Atualmente a busca de qualidade de ensino na formação básica voltada para a construção da cidadania, para uma educação voltada no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e para as novasnecessidades do conhecimento, exige necessariamente repensar a formação inicial dos professores. Assim, como requer um cuidado especial com a formação continuada desse profissional com um olhar crítico e criativo.
Essa preocupação é relevante, tendo em vista o atual contexto de reformas educacionais, que visam dar respostas à complexa sociedade contemporânea.
Recentes pesquisas sobre a formação deprofessores tem se destacado a importância de se analisar a prática pedagógica, em discordância às abordagens que promovem a dicotomia entre formação e a prática cotidiana. Foi a partir do final da década de 80 e mais enfaticamente na década de 90 que se buscaram novos enfoques para compreender a prática pedagógica e os saberes pedagógicos relativos ao conteúdo escolar a ser ensinado/aprendido.Busca-se recuperar o papel do professor, destacando a importância de se pensar na formação para além do espaço acadêmico, envolvendo o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da profissão docente.
A sociedade atual exige uma aprendizagem permanente, visando a atender as crescentes demandas para a formação de um cidadão/profissional crítico, reflexivo e autônomo, sem a perda de laçosde solidariedade social. Diante disso, os cursos de formação de professores devem ter como foco os desafios provocados pelos avanços da ciência, das transformações econômicas, sociais e das inovações tecnológicas e principalmente a capacidade de manter-se aberto a um cenário onde saber improvisar é primordial.
Historicamente o ofício docente não é um dos mais fáceis e temos vários motivos paraafirmar isto, pois os salários são baixos, as condições de trabalho por muitas vezes são precárias, falta de flexibilidade na administração de recursos, pouca perspectiva de progressão na carreira e trabalho ao mesmo importante, exigente e sem reconhecimento adequado. Poderia sim parecer 0uma das mais difíceis das profissões, em contra partida, para exercer este trabalho é necessário o melhortipo de profissional e com o maior número de qualidades.
Dessa forma, sem uma formação adequada, os professores não têm como colaborar de forma efetiva pra o desenvolvimento de uma escolarização que supere o fracasso visível na maioria das escolas. São necessários programas de formação continuada que visem proporcionar uma melhoria a estes profissionais.
A prática do professor não se encontra...
tracking img