Pesquisa social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. PESQUISA SOCIAL
3.1 DEFINIÇÃO
Pode-se definir pesquisa como o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.
Pode-se definir pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos nocampo da realidade social.
Realidade social é entendida envolvendo todos os aspectos relativos ao homem em seus múltiplos relacionamentos com outros homens e instituições sociais.
3.2 FINALIDADES DA PESQUISA
Pode-se falar em pesquisa pura e em pesquisa aplicada.
A pesquisa pura busca o progresso da ciência, procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suasaplicações e consequências práticas. Seu desenvolvimento tende a ser bastante formalizado e objetiva a generalização, com vistas na construção de teorias e leis.
A pesquisa aplicada apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, pois depende de suas descobertas e se enriquece com seu desenvolvimento; todavia, tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequênciaspráticas dos conhecimentos.
É este tipo de pesquisa a que se dedicam os psicólogos, sociólogos, economistas, assistentes sociais e outros pesquisadores sociais.
3.3 NÍVEIS DE PESQUISA
Cada pesquisa social, naturalmente, tem um objetivo específico. É possível agrupar as mais diversas pesquisas em certo numero de grupamentos amplos. Duverger (1962) distingue três níveis de pesquisa: descrição,classificação e explicação. Selltiz et al (1967) classificam as pesquisas em três grupos: estudos exploratórios, estudos descritivos e estudos que verificam hipóteses causais. Esta ultima é a mais adotada na atualidade.
3.3.1 PESQUISAS EXPLORATÓRIAS
As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação deproblemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.
Pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. Este tipo de pesquisa é realizado quando o tema escolhido é pouco explorado. Muitas vezes as pesquisas exploratórias constituem a primeira etapa de uma investigação mais ampla.
3.3.2PESQUISAS DESCRITIVAS
As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados.
São incluídas neste grupo as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes ecrenças de uma população.
Algumas pesquisas descritivas pretende determinar a natureza de uma relação, neste caso tem-se uma pesquisa descritiva que se aproxima da explicativa.
3.3.3 PESQUISAS EXPLICATIVAS
São aquelas pesquisas que têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este tipo de pesquisa que mais aprofunda oconhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.
Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação dos fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrito e detalhado.
As pesquisas explicativas nas ciências naturais valem-se quase que exclusivamente do método experimental.
3.4 ENVOLVIMENTO DO PESQUISADOR NAPESQUISA
3.4.1 MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA
O estabelecimento de regras do proceder cientifico tem sido bastante influenciado pela orientação positivista, que preconiza a utilização de procedimentos rigorosamente empíricos com vistas na obtenção de um máximo de objetividade na pesquisa.
A objetividade, entretanto, não é facilmente obtida por causa de sua sutileza e implicações complexas....
tracking img