Pesquisa social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EDA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
Pólo Teresina II

ALUNO:
CELIO RODRIGUES DE SOUSA

Projeto e Relatório de Pesquisa
em Serviço Social










Teresina - Piauí
2012






UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EDA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
Pólo Teresina IIProjeto de Pesquisa apresentado a Universidade Anhanguera – Uniderp, como requisito para Elaboração da Atividade Prática (ATPS) da disciplina Projeto e Relatório de Pesquisa em Serviço Social.

Tutor EAD: Ma. Suzanir Fernanda Maia
Tutor Presencial: Emanoelle da Cruz Araujo

SUMÁRIO


1. Apresentação 4
1.2. Tema da Pesquisa
1.3 Delimitação doTema.....................................................................................6
2. Problema 7
2.1 Hipótese
2.2 Justificativa 8
2.3 Referencial Teórico 9
2.4 Origem da Violência
3. Causas e consequências da violência contra a mulher 15
3.1 Políticas de enfrentamento à violência domestica 18
4. Objetivos 23
4.1 Objetivo Geral
4.2 Objetivo Específico
5.Metodologia 24
5.1Cronograma 25
6. Referências Bibliográficas 26

1. Apresentação
Ao longo da disciplina, tivemos a oportunidade de nos aprofundar no conhecimento teórico dos métodos cientifico, a elaboração coordenadas de pensamentos, resultados de pesquisa cientificas de vários estudiosos que tratam dos métodos científicos utilizados para explicar determinado objeto de pesquisa. Aelaboração de um trabalho científico pode ser vista como uma construção de argumentos feita com a intenção de convencer certo grupo de pessoas, certo auditório específico, a saber, a comunidade de cientistas à qual pertencemos. Toda vez que desejamos convencer alguém através de nossos argumentos, convém tomar como ponto de partida alguns pressupostos que não são controversos, ou seja, que partilhamos com oauditório a que nos dirigimos.
Dentro desses estudos nos deparamos com varias linhas de pensamentos, teses de vários autores consagrados, que nos emergiu em uma atmosfera de conhecimento. Um desses autores explica com clareza a base dos métodos científicos. É preciso, antes de tudo, saber formular problemas. E, diga-se o que se disser, na vida científicos problemas não se formulam a si próprios.É precisamente o sentido do problema que dá a marca do verdadeiro espírito científico. Para um espírito científico, todo o conhecimento é uma resposta a uma questão. Se não houver questão, não pode haver conhecimento científico. Nada é natural. Nada é dado. Tudo é construído. (BACHELARD, 1984, p.166, grifos no original). O autor deixa claro a importância do estudo científico objetivo paraexplicar um determinado assunto, se não existir o interesse pelo conhecimento de nada vale o objeto, ou seja, sem o interesse do estudioso por um determinada questão, não existirá conhecimento, diria que o que talvez seja característico da ciência é o fato de ela se constituir ao construir seus objetos contra o senso comum.
Podemos considerar as contribuições teóricas das quais nos apropriamos comoferramentas que utilizamos na construção de nosso objeto, na configuração de nossas perguntas, nas nossas interpretações do que encontramos em nossas pesquisas, na construção de nosso trabalho. Cada uma delas foi desenvolvida para dar conta de um determinado propósito. Podemos utilizá-las para propósitos análogos a este propósito original, ou podemos inventar outras formas de usos para ela. Ofundamental é que sejamos capazes de explicitar nossas escolhas sobre essas contribuições teóricas e sobre os usos que dela fazemos, demonstrando a utilidade das mesmas para nossos propósitos de investigação.
As técnicas de pesquisa estudadas ao longo da disciplina, podem ser vistas como modos de construção de argumentos. Ou seja, elas são procedimentos que visam convencer alguém acerca de algo. Há...
tracking img