Pesquisa sobre a universidade puc campinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• PUC Campinas – A Universidade
A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas ou PUCCAMP, esta sigla utilizada pela instituição até o ano de 2000) é uma universidade privada católica, localizada na cidade brasileira de Campinas. É a mais antiga universidade do interior de São Paulo e segunda maior da cidade, estando também no ranking das melhores e mais caras universidadesprivadas do pais! Contando com aproximadamente vinte mil alunos. Sua mantenedora é a SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução)
A história da universidade iniciou-se em 7 de junho de 1941, quando nasceu a sua primeira unidade - a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em1952, a Diocese de Campinas adquiriu o antigo solar que foi propriedade de Joaquim Policarpo Aranha, o barão de Itapura,doado por sua filha Isolethe Augusta de Sousa Aranha. Um dos expoentes da política e da agricultura campineira durante o chamando Ciclo do Café no século XIX, o "Pátio dos Leões", atualmente parte do Campus Central, foi o local onde a universidade nasceu. Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O títulode Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.
Os novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras.
A PUC-Campinas conta também com o Colégio de Aplicação Pio XII, pertencente à universidade.
Desde o início do século XX o Brasil já contava com faculdades católicas. Visando difundir sua doutrina, a IgrejaCatólica acompanhou o surgimento das universidades brasileiras com a criação de faculdades de Filosofia, consideradas importantes centros de divulgação doutrinária religiosa. A criação da primeira faculdade do tipo (atualmente parte da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ocorreu em 1908, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
Na década de 1930, Dom Francisco de Campos Barreto, segundobispo da Diocese de Campinas, idealizou a criação de uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras na cidade de sua diocese. Todavia, seu real intenção era a futura criação de uma Universidade Católica. Nesta época, a Igreja Católica já administrava os agora extintos Colégio Diocesano Santa Maria e a Academia de Comercio São Luis.
Para tornar real seu projeto, Dom Barreto fundou em 1941, ao lado docônego Emílio José Salim e do padre Agnelo Rossi, a Sociedade Campineira de Educação e Instrução, que teria como missão reunir as instituições católicas campineiras de ensino e conduzir a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, consolidada em 7 de junho de 1941.
Nesta época, o cônego Emílio Salim pediu autorização ao Conselho Nacional de Educação (na época Conselho Federal deEducação) para a criação dos cursos de Filosofia, Geografia e História, Letras Neolatinas, Letras Clássicas, Letras Anglo-Germânicas, Matemática, Pedagogia, Ciências Políticas e Ciências Sociais, já visando a expansão da recém-surgida faculdade campineira. Em 30 de setembro, o Conselho concedeu a autorização para a criação destas faculdades. Ainda em 1941, foi também permitida pelo Conselho a criação doCurso Superior de Administração e Finanças, que posteriormente daria origem à Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativa.
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras finalmente se tornou uma Universidade Católica (conforme o desejo de Dom Barreto) em 1955. A concessão do título de Pontifícia foi feita pelo Papa Paulo VI em 1972.
Em 2009, a universidade recebeu dois títulosconsagrados pelo Prêmio Melhores Universidades - Guia do Estudante e Banco Real Grupo Santander 2009: Melhor Universidade Privada em Saúde e 6ª melhor Universidade Privada do País [3], além de sua Faculdade de Direito figurar como a segunda do interior de São Paulo (atrás da Unesp) e sexta melhor do estado [4], conforme últimos resultados do Exame da OAB.

• Os três campus da Universidade...
tracking img