Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS









Pesquisa Operacional









Exercícios lista 2





















São Leopoldo, 12 deAbril de 2012.


Problema 2

Uma estamparia pode fabricar pias de aço inoxidável e/ou saladeiras do mesmo material. Para isto, utiliza com matéria-prima chapas de aço de um tamanho único,padronizado. Com cada chapa pode-se estampar uma pia e duas saladeiras ou então seis saladeiras. As sobras são economicamente inaproveitáveis.
No processo de estamparia as chapas utilizadas paraproduzir pias e saladeiras requerem um tempo de 8 minutos, enquanto que as chapas utilizadas para produzir apenas saladeiras requerem um tempo de processamento de 12 minutos. A empresa possui duasmáquinas de estampar com uma disponibilidade de 40 horas semanais cada uma.
O preço de venda de cada pia é de $ 80 e de cada saladeira de $ 30. Cada chapa de aço inoxidável custa $ 80. Os demaiscustos não dependem da decisão. Sabe-se por experiência passada que não se consegue vender mais do que 4 saladeiras para cada pia vendida.
A empresa possui um total de 500 chapas de aço inoxidávelpara a produção semanal e deseja saber quanto deve produzir de cada artigo para obter o maior lucro possível no período.

Problema 6

Um trabalhador deve sair de sua casa, localizada em A echegar ao local de trabalho em G, todos os dias, pela manhã. Tendo várias possibilidades de itinerários, ele deve determinar qual o percurso que minimiza o custo de deslocamento, entre sua casa eo local de trabalho.
Na tabela abaixo estão colocados os custos relativos de cada rota. Nesta, o nó de origem está na primeira coluna e o destino nas demais. Exemplo: do local B existe uma rotapara C com custo 2, do local C existe uma rota para B com custo 3.
A B C D E F G
A 3 5
B 2 3 5
C 3 1 2
D 4 3
E 2 2 3
F 2 2 4
G...
tracking img