Pesquisa operacional i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Focos e abordagens

Existem diversas sociedades de Pesquisa Operacional e, ao analisar as diferentes definições apontadas por cada uma delas, é possível entender de forma geral do que se trata essa disciplina e seu panorama atual.
A seguir, são explicitados os principais objetivos da PO, de acordo com quatro importantes organizações espalhadas ao redor do mundo:

Segundo a SOBRAPO: aPesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. A Pesquisa Operacional é usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações. Através dedesenvolvimentos de base quantitativa, a Pesquisa Operacional visa também introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar, no entanto, dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

Segundo a INFORMS: A Pesquisa Operacional é a aplicação de avançados métodos analíticos com o objetivo de prestarajuda na tomada de decisões. Desde seu início, há cerca de 60 anos, a PO possibilitou economias e contributos na ordem de bilhões de dólares. Os principais beneficiados foram as empresas, o governo e o setor sem fins lucrativos.

Segundo a The OR Society: De forma resumida, a Pesquisa Operacional dedica-se à aplicação de avançados métodos analíticos para a melhor tomada de decisões. Ao usartécnicas como métodos de estruturação de problemas (usualmente conhecido como “PO soft”) e modelagem matemática para analisar situações complexas, a PO dá aos executivos o poder de tomar decisões mais efetivas e construir mais sistemas produtivos baseados em:
● Dados mais completos;
● Análise de todas as opções disponíveis;
● Previsões cuidadosas de resultados e estimativas de risco;
● As maisrecentes técnicas e ferramentas de decisão.

Segundo a ROADEF: A Pesquisa Operacional é a disciplina dos métodos científicos apliváveis à tomada de melhores decisões. Ela permite racionalizar, simular e otimizar a estrutura e o funcionamento de sistemas produtivos ou organizacionais. Ela propõe modelos conceituais para analisar situações complexas e permite aos tomadores de decisão realizar escolhasmais eficazes. A PO surge como uma ciência que relaciona a matemática, a economia e a informática. Está, por natureza, em contato direto com a indústria e desempenha um papel-chave na manutenção da competitividade.

Diante das definições apresentadas anteriormente, é possível perceber a existência de duas vertentes na Pesquisa Operacional: as chamadas PO soft e PO hard. De forma resumida, a visãohard considera a existência de problemas muito bem definidos e se destina basicamente a informar ao tomador de decisão, por meio de técnicas matemáticas e computacionais, qual a melhor alternativa. Já na visão soft, a idéia de problema é deslocada para a percepção do observador, a partir de seu processo de investigação do mundo. Essa segunda vertente nasce da aceitação da hipótese de que a tomadade decisão é um processo social, envolvendo pessoas e grupos de influência, com relações de poder entre si. São portanto utilizadas diversas metodologias para uma melhor estruturação do problema.
Sobre o uso de métodos formais em problemas complexos, a Pesquisa Operacional fornece métodos e procedimentos que são extremamente importantes para abordagem de situações complexas. Contudo, éimportante salientar que a Pesquisa Operacional é uma ciência muito nova e está ainda em formação - e em constante evolução.
A abordagem de problemas complexos é uma das frentes mais sofisticadas da Pesquisa Operacional, uma vez que não é delimitada pelo quantitativo, necessitando da capacidade de compreensão humana para seu desenvolvimento.
Outro aspecto ainda levantado, é a análise fundamental sobre...
tracking img