1. Os eletrodos revestidos e soldagem a arco elétrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Os eletrodos revestidos e soldagem a arco elétrico

O processo de soldagem pode ser definido, de forma simples, como um processo de união localizada de metais e não metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, usando, ou não, material de adição. A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido é uma das formas de soldagem mais utilizadas hoje em dia, graças à suaversatilidade, baixo custo de operação e à simplicidade dos equipamentos necessários, entre outras razões.
Para realizá-la, utiliza-se o calor de um arco elétrico entre a extremidade de um eletrodo revestido e a peça de trabalho. O calor do arco funde o metal e o eletrodo, que é composto de “alma” e “revestimento”. Este, quando consumido junto com o calor do arco, forma a escória e gases queprotegem o metal, além de adicionar elementos de liga à poça de fusão. 
O papel do revestimento é o de proteger as gotas de metal fundido, quando são transferidas através do arco para a poça de fusão.
Ele proporciona estabilidade ao arco e ajuda a controlar a forma do cordão de solda. Se não fossem os gases formados com a decomposição do revestimento, o oxigênio e o nitrogênio do arcausariam fragilidade e porosidade na solda.
Já a função da escória é a de preservar o metal da solda durante o processo de solidificação, agindo com uma proteção adicional contra os contaminantes atmosféricos. Além disso, age como purificadora (absorvendo impurezas) e controla o contorno, a uniformidade e a aparência geral do cordão de solda, o que é muito importante, particularmente nasjuntas em ângulo.
Os equipamentos e materiais necessários para a soldagem com eletrodos revestidos incluem, em geral: mesa de soldagem, fonte de energia com controle do nível de corrente de soldagem, cabos, ferramentas, material de segurança, porta-eletrodo e eletrodos.
Existem diversos tipos de eletrodos, que devem ser escolhidos de acordo com o tipo de soldagem a ser realizada.Podem ser utilizados na indústria e no campo, em cordões de solda extensos ou ponteamento. Os eletrodos revestidos Gerdau seguem os mais rígidos padrões de qualidade, para oferecer um produto resistente, com excelente depósito de solda. Em sua linha, foi desenvolvido um eletrodo especialmente voltado ao serralheiro, na cor azul, que oferece melhor acabamento e muito mais rendimento.

[pic]Principais eletrodos revestidos e suas aplicações:

• EG 6010
Com alto poder de penetração, é indicado para soldagem de aços comuns. A quantidade de revestimento desses eletrodos é pequena, a escória é mínima e normalmente de fácil remoção. É a escolha ideal para soldagem “topo-a-topo” na posição plana, mas com a manipulação adequada do arco, cordões de solda de boa qualidade podem serdepositados em todas as posições. Oferece maior resistência e pode ser utilizado em estruturas metálicas, como tanques, máquinas agrícolas, tubulações, etc.

• EG E6013
Facilmente destacável, proporciona um arco elétrico estável. É projetado para ter um arco de baixa penetração, permitindo que metais de pequena espessura sejam soldados sem furar a peça. É indicado para soldagem de chapas finas emaços de médio e baixo carbono. Pode ser utilizado tanto na indústria quanto no campo, em cordões, extensões ou ponteamento. Vem em latas de 20 Kg e pode ser usado em serralherias, estruturas metálicas e caldeirarias, entre outros exemplos.

• EG 7018
Indicado para soldas de baixo e médio carbono que serão submetidas a grandes esforços.  Oferece um arco mais suave e com menos respingos. Tem umrevestimento básico que confere a ele excelentes propriedades mecânicas, podendo ser aplicado tanto na indústria como no campo, em caldeirarias, tubulações e construções mecânicas, entre outras finalidades.

• EG 7018-G
Similar ao EG 7018, oferece uma fácil fusão e uma escória leve, de simples remoção. Também é indicado para juntas que sofrerão grandes esforços, mas é feito com aços...
tracking img