Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisão ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.
“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atividades, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos eorganizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

Segundo a “ANEP” (Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado) a definição mais formal é a seguinte:

Segundo o “IBOPE” (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), a pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias paravalorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas”.
A pesquisa de mercado marca o ponto de partida para a compreensão da situação do cenário mercadológico onde a pesquisa está sendo realizada.
Pesquisas possuem diversasfinalidades, como por exemplo: direcionar a utilização de recursos com sabedoria para conquistar clientes, investir em novos segmentos sem arriscar-se a perder mercado, a ferir o grau de satisfação de clientes, etc.
Uma pesquisa de mercado bem feita pode dar a qualquer empresa, um retrato fiel de que tipos de novos produtos ou serviços podem lhe trazer lucro. Para produtos e serviços que já estãosendo comercializados, uma pesquisa de mercado pode dizer claramente se as empresas estão no caminho certo, indo de encontro as necessidades e expectativas dos seus clientes.
“Deixar de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou durante seu funcionamento é como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um mapa ou sinais de rua”, diz William Bill do “Wealth DesignGroup LLC” em Houston. Você tem que saber em que direção viajar e quão rápido devera ir. Um plano de pesquisa de mercado indica onde estão e quem são seus clientes. Ele também ira lhe dizer quanto eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus serviços.



Importância

A pesquisa de mercado constitui hoje, uma das mais poderosas ferramentas que empresários ediretores podem beneficiar-se para conduzir seus negócios em direção às reais necessidades do mercado e alcançarem maior produtividade e lucratividade. Conhecer seu mercado de atuação, seus concorrentes e entender as preferências e necessidades do consumidor são pontos cruciais a serem desenvolvidos para que a empresa trace uma trajetória de sucesso.
O consumidor deve sempre estar namira do empreendedor. Conhecer o perfil do consumidor, suas preferências e necessidades, o quanto está disposto a pagar pelo produto oferecido, e a melhor forma de atingi-lo através de campanhas de divulgação são aspectos fundamentais para construir uma estratégia de sucesso.
A pesquisa de mercado faz uso de técnicas avançadas para a busca de informações junto à concorrência,consumidores, pessoas chave (potenciais centralizadores de informação) e órgãos oficiais. Seja através de pesquisas quantitativas junto á população, visitas de cliente oculto junto à concorrência ou entrevistas em profundidade, a pesquisa de mercado é capaz de levantar todas as informações necessárias para o planejamento de um negócio de sucesso.
Ela também é necessária para as grandes empresas ou mesmoaquelas que estão começando no mercado, pois deve ser entendida apenas como um meio para obter informações e consequentemente dar base a decisões no âmbito do marketing da empresa.
Resumindo, a pesquisa de mercado é utilizada principalmente para:
* Avaliar resultados de ações do marketing;
* Identificar e dimensionar problemas ou necessidades;
* Observar tendências;
*...
tracking img