Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Nesse trabalho desenvolvemos uma pesquisa de mercado da empresa SUBWAY, fazendo uma análise em dados secundários, como história da marca e concorrentes e sua evolução no mercado atuante. Com base nisso, um problema de pesquisa foi desenvolvido.


















Desenvolvimento

1 – EMPRESA.
1.1 - Marca
Quando se fala em restaurante fast food,pode-se imaginar que ofereça sanduíches e batatas fritas gordurosas, inimigos número 1 de uma alimentação equilibrada. Mas não, se o restaurante em questão for a SUBWAY. A rede vende sanduíches, porém, eles são leves e sempre recheados com salada, queijo e uma carne magra, como atum e peru ou até frutos do mar. Os recheios e molhos são escolhidos na hora pelo cliente, assim como o tipo do pão: seisversões disponíveis em dois tamanhos - 15 cm e 30 cm. Podem ser frios ou quentes. E o melhor de tudo: são deliciosos e saudáveis. A SUBWAY é uma opção ideal para quem procura uma refeição rápida e ao mesmo tempo saudável.

- A evolução visual
O logotipo da SUBWAY sofreu algumas alterações ao longo de sua história, adquirindo uma imagem mais moderna. A última delas ocorreu em 2002, quando ologotipo usado desde 1968 adquiriu uma imagem mais limpa visualmente.









1.2– Histórico da marca
Em 28 de agosto de 1965, o estudante de medicina Fred DeLuca, então com apenas 17 anos, e o cientista Dr. Peter Buck, inauguraram seu primeiro restaurante que vendia sanduíches naturais feitos em baguetes compridas, na cidade de Bridgeport, estado americano de Connecticut. A ideia deabrir um restaurante nesse molde havia surgido durante um churrasco de inauguração da nova casa do Dr. Buck, que emprestou U$ 1.000 ao jovem Fred para iniciar seu negócio e com os lucros pagar a tão sonhada faculdade de medicina. O primeiro restaurante, que originalmente se chamava Pete’s Super Submarines, vendeu em seu primeiro dia 312 sanduíches, que custavam entre 49 e 69 centavos de dólar.
Orestaurante rapidamente se tornou um enorme sucesso e a razão principal era um delicioso sanduíche que media 15 centímetros de comprimento chamado Submarine (comprido como um submarino), um clássico presente no cardápio da rede até os dias de hoje. Esse primeiro sanduíche incluía tomate, cebola e pimentão verde, mas não alface. No início Fred DeLuca dirigia seu Volkswagen Beetle cerca de 100 milhaspara comprar pessoalmente nas fazendas as verduras e vegetais frescos.
O negócio deu tão certo que em menos de um ano a segunda loja foi aberta e DeLuca largou a medicina. No ano seguinte ambos fundaram a Doctor’s Associates Inc., empresa que iria administrar os restaurantes da rede. Apesar do sucesso, somente em 1968, na inauguração do quinto restaurante da rede o nome SUBWAY foi utilizado pelaprimeira vez, inspirado no formato de seus sanduíches. A primeira franquia da rede foi aberta em 1974 na cidade de Wallingford localizada no estado de Connecticut. Nos anos seguintes a rede viveu um forte período de expansão com a inauguração do primeiro restaurante fora do estado de Connecticut. Além disso, nesse período a SUBWAY ampliou seu cardápio oferecendo mais opções aos seus consumidores. Arede desembarcou no Brasil, em 1993.






1.3 - Mercado de atuação.

A SUBWAY está presente em mais de 99 países ao redor do mundo, com cerca de 37 mil restaurantes abertos. A cada 60 segundos, somente nos Estados Unidos, a rede vende 2.800 sanduíches e saladas, atendendo diariamente aproximadamente seis milhões de clientes. Ao final de um ano são mais de 2 bilhões de sanduíchesvendidos. Somente na cidade de Nova York estão localizados mais de 340 restaurantes SUBWAY.



1.4 - Mercado no Brasil

A Subway começou sua operação em 1993 no Brasil, neste período as lojas instaladas eram em bairros grandes e nobres, os custos da operação muito altos e um baixo reconhecimento. Por conta de diversos contra tempos a Subway passou por um período de adaptação onde tentava...
tracking img