Pesquisa de mercado aplicado tti mg corretor de imóveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor: Luiz César

Pesquisa de Mercado Aplicada
(2º Módulo)

Turma: 14 Aluno: Mácio Marcos Miranda Dezembro/2011

Curso Técnico em Transações Imobiliárias / Módulo Avaliador Imobiliário

NOME DO ALUNO: ______________________________________________________________________

RELATÓRIO
Obs: Em minha cidade, Porteirinha/MG, não tem quase apartamentos. Fiz a pesquisa sobre casasresidenciais.

1 - OBJETIVOS:
Este relatório tem a pretensão de justificar e refinar a pesquisa levantada na cidade de Porteirinha para a escolha de imóveis que mais atendam as demandas do cliente, conforme explicitado no item 4 (Premissas Assumidas) .

2 – COLETA DE DADOS:
Utilizando o questionário disponibilizado pelo professor foi possível fazer levantamento a cerca dos imóveis definidos. Fizo trabalho de campo na minha cidade de Porteirinha/MG, Norte de Minas, perto de Montes Claros/MG. Pesquisei o bairro o Centro que é onde eu morro e conheço mais pessoas que puderam colaborar com a atividade. Coletei informações sobre 06 imóveis apenas, pois fiz o trabalho sozinho e assim permitia as orientações do professor.

3 – ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS:
Procurei conversar bastante com osproprietários dos imóveis e até mesmo com alguns inquilinos para extrair mais informações que poderiam também influenciar no valor das propriedades. Muitos pontos são comuns a todos os imóveis, tais como: a análise da distância de local de alta criminalidade, quantidades de vagas na garagem, quantidade de quartos, área construída, entre outras.

4 – PREMISSAS ASSUMIDAS:
Curso Técnico em TransaçõesImobiliárias / Módulo Avaliador Imobiliário

Para nortear meu trabalho, admiti que meu cliente demanda as seguintes premissas como pontos mais destacados e importantes para a escolha do imóvel: a) Proximidade de área de risco – em função de que na cidade de Porteirinha, possuir um morro bem próximo do centro da cidade e que este local tem sido apontado como um determinante na precificação dosimóveis, merece destaque nas premissas. b) Estado de conservação do imóvel - na minha cidade tem muitas casa antigas, é uma cidade do interior, com ruas estreitas, o centro não é tão desenvolvido, ainda conta com muitas residências em meio ao comércio. Há muito contraste de casas novas em meio a várias casas velhas. Tentei buscar para pesquisa residências que apresentavam bom estado deconservação, que não comprometesse a segurança do novo morador. c) Distância do comércio – por ser uma cidade pequena quase tudo e perto se compararmos com uma cidade grande. Quando se mora mais próximo de centro comercial o uso de veículo é bem menor, com isso as pessoas caminham mais e tendem a melhorar sua qualidade de vida.

5 – SUGESTÃO DE ABORDAGEM:
Sugiro que nos próximos questionários possa ter aopção de já marcar respostas para que deseja pesquisar casas. Em função de que nem todos os alunos são de cidades de grande porte. Na minha, por exemplo, temos pouquíssimos apartamentos. Que pelo menos tivesse a opção de se escolher entre casa ou apartamento em função do local onde se realizará a pesquisa.

6 – FINANCIAMENTO (SIMULAÇÃO):
Nos anexos, tem uma planilha que apresenta os dados queforam apurados no simulador a Caixa Econômica, considerando como o professor pediu: um cliente de 40 anos com renda familiar mensal de R$6.000,00.

7 – PLANILHA INICIAL PARA ESTUDO:
Os dados capturados nos questionários, das 06 casas pesquisadas, estão condensados no Anexo 01.

8 – FILTRAGEM DA PLANILHA:

Curso Técnico em Transações Imobiliárias / Módulo Avaliador Imobiliário

Em função donúmero reduzido, de apenas 06 imóveis, optei por não separá-los por grupos de dormitórios. Uns dos fatores que serão determinantes na pesquisa e tratamento dos dados são: a proximidade, ou não, da área de maior criminalidade, a distância de centro comercial e idade do imóvel. Verificar Anexo 02.

9 – CONCLUSÃO:
Foi bastante interessante realizar este trabalho de campo. Importantíssimo para...
tracking img