Pesquisa de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Ed. Porto, 1994.

PESQUISA DE CAMPO
INTRODUÇÃO
* O investigadorqualitativo realiza sua pesquisa diretamente com os sujeitos inseridos no seu espaço. Para se obter as informações desejadas é necessário que a relação seja de confiança e menos formal possível, destaforma, o tempo é um grande aliado ao pesquisador. Porém, apesar da proximidade necessária para colher informações, é necessário que o investigador seja imparcial.
COMO OBTER ACESSO AO CAMPO
* Oprimeiro problema com que o investigador se depara no trabalho de campo é como conseguir a autorização para investigar o lugar desejado. O ideal é que se faça uma abordagem direta, mesmo que, às vezes,seja necessário recorrer a uma investigação dissimulada.
* Para que se consiga a autorização de forma mais eficaz, existem alguns pontos importantes que o pesquisador deve apresentar ao responsávelpelo lugar escolhido para se fazer a pesquisa, são eles: O que exatamente o pesquisador fará, a presença do pesquisador alterará algo na rotina do ambiente, o que será feito com o resultado dapesquisa, porquê a instituição foi escolhida, quais são os benefícios do estudo a ser realizado. Por fim, os autores dão três dicas para que se consiga a autorização: ser persistente, ser flexível e sercriativo.
OS PRIMEIROS DIAS NO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO

* Os primeiros dias podem ser difíceis se o pesquisador não estiver preparado para cometer erros e encará-los com bom humor.
* Os autoresmencionam três sugestões para tornar os primeiros dias no campo algo mais tranquilo, são elas: Não se deve interpretar o que acontece como se fosse pessoal, na primeira visita tente arranjar alguémque o apresente, não faça muita coisa no primeiro dia (as atividades devem ser realizadas com calma), mantenha-se relativamente passivo (faça perguntas gerais que permitam os sujeitos falarem), seja...
tracking img