Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA DE FÍSICA – UFPI /2000

01. Depois de analisar as afirmativas abaixo, indique a opção correta.

I - Massa e peso representam uma mesma quantidade física expressa em unidades diferentes.
II - A massa é uma propriedade dos corpos enquanto o peso é o resultado da interação entre dois corpos.
III - O peso de um corpo é proporcional à sua massa.

a) apenas a afirmativa I é correta.
b)apenas a afirmativa II é correta.
c) apenas a afirmativa III é correta.
d) as afirmativas I e III são corretas.
e) as afirmativas II e III são corretas

02. Um objeto, de massa m e velocidade v., colide frontalmente com um outro objeto de massa 4m, inicialmente em repouso sobre uma superfície lisa. Após a colisão, o objeto de massa m fica em repouso. A razão entre a energia cinética finale a energia cinética inicial, Kf/Ki, para essa colisão é:
a) zero
b) 0,25
c) 0,50
d) 0,75
e) 1,00

03. A superfície do Estado do Piauí mede cerca de 252.000 quilômetros quadrados (km2). A precipitação pluviométrica média, anual, no Estado, é de cerca de 800 mm. Isto significa que o valor médio do volume de água que o Piauí recebe por ano, sob a forma de chuvas, é de 200 quilômetros cúbicos(km3). Esse volume, expresso em bilhões de metros cúbicos (m3), vale:

a) 2000
b) 200
c) 20
d) 2,0
e) 0,2

04. Na figura ao lado, A e B são cidades, situadas numa planície e ligadas por cinco diferentes caminhos, numerados de 1 a 5. Cinco atletas corredores, também numerados de 1 a 5, partem de A para B, cada um seguindo o caminho correspondente a seu próprio número. Todos os atletascompletam o percurso em um mesmo tempo. Assinale a opção correta.
a) Todos os atletas foram, em média, igualmente rápidos.
b) O atleta de número 5 foi o mais rápido.
c) O vetor velocidade média foi o mesmo para todos os atletas.
d) O módulo do vetor velocidade média variou, em ordem decrescente, entre o atleta 1 e o atleta 5.
e) O módulo do vetor velocidade média variou, em ordem crescente,entre o atleta 1 e o atleta 5.

05. Uma partícula, com carga elétrica q = 2 x 10-9 C, é liberada do repouso numa região onde existe um campo elétrico externo. Após se afastar alguns centímetros da posição inicial, a partícula já adquiriu uma energia cinética, dada por K = 4 x 10-6 J. Sobre a diferença de potencial (AV = Vf - Vi), entre essas duas posições, podemos afirmar:
a) ΔV= - 2 kV
b) ΔV=-4kV
c) Δv= 0
d) ΔV = +4kV
e) ΔV=+2kV

06. Um jogador de basquetebol consegue dar um grande impulso ao saltar e seus pés atingem a altura de 1,25 m. A aceleração da gravidade no local tem o valor de 10 m/s2. O tempo que o jogador fica no ar, aproximadamente, é:
a) 1 s
b) 2 s
c) 3 s
d) 4 s
e) 5 s

07. A unidade astronômica, UA, (1 UA ≈ 150 milhões de quilômetros) é a distância da Terraaté o Sol. O raio da órbita do planeta Marte é, aproximadamente, 1,5 UA. Considere a situação em que a linha que une a Terra ao Sol é perpendicular à linha que une Marte ao Sol. Nessa situação, podemos afirmar que a distância entre a Terra e Marte, em UA, é, aproximadamente:
a) 0, 9
b) 1, 8
c) 2,7
d) 3,6
e) 4,5

08. A nossa galáxia, a Via Láctea, contém cerca de 400 bilhões de estrelas.Suponha que 0,05% dessas estrelas possuam um sistema planetário onde exista um planeta semelhante à Terra. O número de planetas semelhantes à Terra, na Via Láctea, é:
a) 2 x104
b) 2x106
c) 2x108
d) 2x1011
e) 2 x1012

09. O físico brasileiro Marcelo Gleiser escreveu, em 6 de junho de 1999, um artigo para o jornal Folha de São Paulo, intitulado: "O alquimista e o físico nuclear". Quatro dasafirmativas abaixo são corretas e estão contidas no mencionado artigo. Uma quinta afirmativa, falsa, foi acrescentada abaixo. Assinale-a.
a) Elementos químicos podem combinar-se entre si, formando moléculas.
b) Transmutação dos elementos, ou seja, transformação de um elemento químico em outro, é possível, basta mudar o número de prótons em seus núcleos por meio de reações nucleares.
c) Elementos...
tracking img