Pesquisa de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PUBLICIDADE E PROPAGANDA









MARIA LUTHIELLE BEZERRA LIMA

POLLYANA RODRIGUES FAGUNDES RIBEIRO

RAMAYANNE NASCIMENTO SALES

RICARDO DA SILVA MAGALHÃES







Tribunal de Justiça do Estado de Roraima: a visão da sociedade sobre serviços jurídicos



















BOA VISTA – RORAIMA2010

1 APRESENTAÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Trata-se de um projeto de pesquisa elaborado para analisar a opinião da sociedade do município de Boa Vista quanto aos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, com intuito de subsidiar a elaboração de um plano de comunicação integrada para a instituição.




1.2 PROBLEMA

Qual aopinião da sociedade do município de Boa Vista quanto aos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima – TJ/RR?



1.3 HIPÓTESE

A população de Boa Vista não possui clareza sobre os serviços prestados pelo TJ/RR, devido a pouca comunicação realizada pela instituição.



1.4 JUSTIFICATIVA

O Tribunal de Justiça do estado de Roraima é uma dasinstituições públicas que atende ao Estado de Roraima. Disponibiliza inúmeros serviços à sociedade, no entanto, ao elaborar o briefing, percebeu-se que sofre de um mal que atinge todos os órgãos públicos, independente da esfera em que está inserido. Trata-se de efetiva comunicação entre instituição e sociedade, decorrente da carência de um planejamento de comunicação integrado que venha agregar valores àinstituição.

Neste contexto, acredita-se que conhecer a visão da sociedade sobre os serviços do TJRR irá subsidiar a escolha dos recursos de comunicação que possam facilitar o desempenho qualitativo dessa instituição. Fator esse relevante para a formação dos pesquisadores/publicitários por permitir a aplicabilidade de ferramentas de comunicação em um campo específico. Ademais a execução doprojeto facilitará ao órgão público a implantação de políticas administrativas que atendam as necessidades da população.

A perspectiva ora proposta é original no sentido de que, no campo publicitário, não se encontrou um estudo de mercado sobre esse tipo serviço. Dessa forma, a elaboração de um estudo sobre a comunicação utilizada pelo órgão público é de suma importância, para que sejafeita uma analise de como ocorre a relação entre Instituição e Comunidade.

Em suma, realizar este projeto de pesquisa em uma instituição pública nos possibilitará vivenciar a prática, relacionando-a á teoria estudada durante a graduação. Acredita-se que, por meio deste estudo, poderão ainda surgir novas funcionalidades para as ferramentas de publicidade, dentro do setor público, dandoespaço a novas perspectivas ao mercado publicitário de Boa Vista.



1.5 OBJETIVO GERAL

Verificar a opinião da sociedade do município de Boa Vista quanto aos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima – TJ/RR.



1.6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Averiguar quais os serviços prestados pelo TJ/RR são mais conhecidos pela população boa-vistense;



Verificar o nível deacesso da população às informações oferecidas pelo Tribunal de Justiça de Roraima;



Analisar os fatores que interferem na comunicação entre a instituição e a população de Boa Vista;



Identificar se há diferença de opinião de acordo com as classes sociais atendidas pelo TJ/RR.



2 Comunicação pública



Quando é pronunciado o nome Comunicação Pública, logo, vem ao pensamentocomunicação governamental, pois, algo público submete-se a instituições ligadas ao governo federal, estadual ou municipal. Porém essa comunicação nem sempre foi exercida livremente como é visto na atualidade.

No início do século XX, a comunicação passou por momentos autoritários, em que o controle da imprensa estava nas mãos do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que controlava e...
tracking img