Pesquisa como principio educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como foi dito anteriormente, os estudos apresentados por Shön (2000) sobre a importância do professor reflexivo, abriu a discussão sobre a ideia da pesquisa como princípio educativo e do professorcomo pesquisador.
Segundo Justino (2011), com base nas ideias de Demo, a pesquisa apresenta duas faces que se complementam: uma está relacionada ao princípio científico e a outra, ao princípioeducativo.
A pesquisa quando compreendida como principio educativo busca conhecimentos por meio da investigação e também respostas para problemas que surgem no contexto escolar.
Para Demo (2003 p.2) “educarpela pesquisa tem como condição essencial primeira que o profissional da educação seja pesquisador, ou seja, maneje pesquisa como princípio científico e educativo e a tenha como atitude cotidiana”.Quando o profissional da educação vincula a pesquisa à prática pedagógica, consegue aprofundar seus conhecimentos sobre as teorias educacionais e passa a transformar e inovar as formas de ensino eaprendizagem.
Segundo Justino (2011), com base nas ideias de Demo, a pesquisa apresenta duas faces que se complementam: uma está relacionada ao princípio científico e a outra, ao princípio educativo.
Apesquisa quando compreendida como principio educativo busca conhecimentos por meio da investigação e também respostas para problemas que surgem no contexto escolar.
Para Demo (2003, p.7), a basepara pesquisa tem quatro pressupostos principais:
• a convicção de que a educação pela pesquisa é especialidade mais própria da educação escolar e acadêmica;
• o reconhecimento de que o questionamentoreconstrutivo com qualidade formal e política é o cerne do processo de pesquisa;
• a necessidade de fazer da pesquisa atitude cotidiana no professor e no aluno;
• a definição de educação comoprocesso de formação da competência histórica e humana.
Além de criar e descobrir, “pesquisar é também dialogar, no sentido específico de produzir conhecimento do outro para si, e de si para o outro”...
tracking img