Pesquisa ceier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compartilhando Pesquisa de uma aluna querida do Curso de Especialização em Educação do Campo ofertado na Universidade Federal da Espírito Santo/Brasil.
Aluna: Aparecida Goltara Malacarne Dondoni - Vila Pavão/ES
Tutora: Marlene Moronari de Oliveira
UFES-UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
NE@AD -NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO REGIONAL DEEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE NOVA VENÉCIA - CRE@AD
PESQUISA- CEIER - CENTRO ESTADUAL INTEGRADO DE EDUCAÇÃO RURAL DE VILA PAVÃO

1 – O CEIER vem desenvolvendo trabalhos em percepção ambiental que buscam não apenas o entendimento do que o indivíduo percebe, mas promover a sensibilização, bem como o desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente.

Para que realmente aconteça umareal educação do campo é preciso que a escola e a comunidade escolar sege sensibilizada para melhor engajamento e desenvolvimento das ações e propostas da mesma e juntos busquem soluções para os problemas enfrentados como:
• Falta de recursos;
• Adequação do ambiente;
• Material de apoio adequado;
• Realizar regularmente avaliações a fim de identificar os pontos positivos e negativosenvolvidos em todo processo educacional, buscando soluções a fim de superá-los.
• Incentivar a livre permanência dos jovens no campo com melhor qualidade de vida.
• Construir sala de Agroindústria visando melhoria da qualidade de ensino das disciplinas de Economia Doméstica e Produção Agroindustrial.
• Construir laboratórios de Solos e Sementes, Química e Física, Biologia e microbiologia;


2 -Buscamos permanentemente a promoção da dignidade humana, a auto-estima e o respeito mútuo visando o bem estar social. Contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de vida da população do meio rural, propiciando uma conscientização da preservação do meio ambiente, através da proposta agroecológica, buscando a cooperação entre órgãos, entidades e a comunidade.

Para nós, equipe do CEIER,educar é acreditar na capacidade de cada indivíduo, respeitando suas particularidades e oportunizando o crescimento individual e coletivo, dentro de uma perspectiva de formação com a vida e para a vida. O nosso intuito é formar indivíduos críticos capazes de fazer escolhas, julgar e selecionar informações e conhecimentos que venham agregar valores sustentáveis que fique só na fala, mais que sejampraticados na busca de uma melhor qualidade de vida. Consideramos a parceira com instrumento de integração que permitem o desenvolvimento de atividades para atingir os nossos objetivos.


3 - Buscamos na nossa prática diária desenvolver com eficácia um trabalho de qualidade. Assim a mobilização e a participação da comunidade se fazem necessárias para a realização de atividades com competência,cujo enfoque principal é a agricultura familiar a fim de que o agricultor tenha rentabilidade, com isso, garantir a sua permanência no campo.

Os princípios aqui citados são colocados pelas equipes CEIER’s aos alunos adaptando-os às disciplinas da Base Nacional Comum em consonância com os conteúdos da Parte Diversificada (Agricultura I, Agricultura II, Agricultura III, Zootecnia e EconomiaDoméstica), ou seja, um trabalho que é desenvolvido de forma multidisciplinar:
 Respeitar a biodiversidade.
 Promover a educação ambiental.
 Usar fontes renováveis de energia.
 Enfatizar a conservação do solo, água, energia e recursos biológicos.
 Incorporar a idéia de sustentabilidade a longo prazo no manejo geral do agro ecossistema.
 Restabelecer as relações biológicas que podem ocorrernaturalmente na unidade produtiva.
 Manejar pragas, doenças e ervas espontâneas.
 Eliminar o uso de insumos sintéticos não renováveis oriundos de fora da unidade produtiva, que podem potencialmente causar danos ao ambiente e à saúde humana.
 Possuir um manejo baseado na reciclagem de nutrientes, como uma crescente dependência em relação a processos naturais, tais como: a fixação biológica do...
tracking img