Pert/cpm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO PERT/CPM
COMO E ONDE SURGIU ESTA TÉCNICA

Durante a Revolução Industrial do século passado, um considerável aumento de produtividade foi conseqüência da introdução de atividades planejadas sobre a força de trabalho.

A complexidade e as dimensões das operações, quer no comércio ou na indústria, quer nas ações governamentais, ou ainda na ciência, tornam o planejamento e o controlede atividades uma tarefa complexa para ser executada isoladamente, apenas com a mente humana.

Desde o principio do século, algumas técnicas de controle e planejamento passaram a ser utilizadas para auxiliarem as pessoas a gerirem seus projetos da melhor maneira possível.

Simultaneamente, verificou-se um aumento sensível na complexidade de
administração dos negócios, ocasionadoprincipalmente, pelas mudanças
tecnológicas que se sucediam. Assim, foi necessário atribuir a alguém a tarefa de elaborar os planos, supervisionar e controlar a produção.

Várias técnicas foram desenvolvidas no sentido de representar eficientemente um projeto na forma de um gráfico. Dentre essas tentativas, a de maior aceitação foi aquela que se utiliza de gráficos de barras, conhecidos como Diagramas deGantt, em homenagem ao seu criador, Henry Gantt.

A complexidade crescente dos projetos gerou demanda por técnicas de
planejamento mais efetivas e sistemáticas com o objetivo de otimizar a eficiência de execução do projeto. Como conseqüência desta necessidade, surgiram, quase simultâneamente, duas técnicas, que em virtude de sua aplicabilidade, tornaram-se bastante populares: PERT e CPM.

Atécnica PERT (Program Evaluation and Review Technique - Técnica de
Avaliação e Revisão de Programas) surgiu em 1958 como trabalho contratado pela Marinha dos EUA junto a uma firma de consultores para ser aplicado no projeto Polaris (uma nova geração de mísseis balísticos que iriam equipar os submarinos daquele país).

O PERT foi então aplicado no planejamento, avaliação e controle do projeto,creditando-se unicamente a ele, o feito de reduzir em dois anos o prazo previsto para a conclusão do projeto.

A técnica CPM (Critical Path Method - Método do Caminho Crítico) foi desenvolvida, em 1957 pela Sperry Rand Corporation para a empresa Du Pont, como trabalho de consultoria destinado à reduzir os crescentes custos e tempo exigido para levar novos produtos do estágio da pesquisa à produção.Estas duas técnicas apresentam muitas similaridades conceituais apesar de
terem sido desenvolvidas independentemente uma da outra. A diferença mais
significativa reside no fato do CPM estar baseado em estimativas assumidas
determinísticas para as durações das atividades, enquanto no PERT original, estes tempos são probabilísticamente definidos.

APLICAÇÃO – FUNCIONAMENTO DA TÉCNICA PERT/CPMPERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (Grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto.
Enquanto PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista), CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência nãopodem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto.
O PERT / CPM pode ser aplicado em tudo que se possa imaginar que tenha uma origem e um término previamente fixado. Desde a fabricação de um alfinete até a elaboração de um projeto para colocar um satélite em órbita.

Diferenças Básicas – PERT/CPM

PERT:
Cenários múltiplos em relação ao tempo:
a) Otimistab) Mais provável
c) Pessimista

Usa probabilidade e aleatoriedade.

CPM:

Possui características determinísticas e variáveis reais.

Aplicação da técnica PERT/CPM:
O PERT–CPM tem sido empregado numa ampla gama de dimensões e complexidades nos mais variados projetos, indo do planejamento de peças teatrais ou da construção de um supermercado, ao desenvolvimento do programa de construção...
tracking img