Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

TRABALHO DIGITADO
INTEGRANTES POR GRUPO: 2
DATA DA ENTREGA: 16 E 17 DE JUNHO DE 2011

O TRABALHO CIENTÍFICO DEVERÁ SER ORGANIZADO DE ACORDO COM A ESTRUTURA ABAIXO, LEMBRANDO DE UTILIZAR AS NORMAS APRESENTADAS PELO PROFº RICARDO (anexo)

Capa
Folha de rosto
Sumário
Corpo do texto (TOPICOS)
Referências
Apêndices
Anexos

CORPO DO TEXTO (TOPICOS)INTRODUÇÃO:
Conceituação de Planejamento. (O que é planejar?)
Conceituação de Planejamento Estratégico Hospitalar (PEH).
Evolução histórica do PEH.

DESENVOLVIMENTO:
1 Tipos de planejamento/Níveis de decisões de planejamento: conceituação
2 Administração estratégica competitiva: conceito e questões que afetam a competitividade.
3 Obstáculos para implementação do planejamento.
4 Diagnósticoestratégico: Conceituação e Aplicabilidade.
5 Estrutura/Etapas do PEH: conceito de cada item da estrutura.
6 Metodologia de elaboração do PEH.
7 Premissas para implementação do PEH.
8 Balanced Scorecard (BSC): conceito, filosofia, perspectivas e os passos para elaboração do BSC.

CONCLUSÃO:
Importância da enfermeira na elaboração do PEH
Descrever a Missão, Visão e Valores de:
Umhospital da região.
Um hospital do estado.

2.4 - Diagnóstico estratégico: Conceituação e Aplicabilidade
O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento e é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. O diagnóstico estratégico pode ser comparado a um radar digital ligado 24 horas por dia, sempre pronto acaptar e manter atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, visando identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam a seu desempenho. É com base no diagnóstico estratégico que a empresa irá se antecipar às mudanças e preparar-se para agir em seus ambientes internos e externos.

Quanto ao processo de análise interna há a verificação depontos fortes e fracos da empresa. De acordo com Oliveira Nos estabelecimento das etapas dos processos de definição de pontos fortes, fracos e neutros da empresa, a estrutura organizacional aparece como um dos principais atributos a serem analisados, pois somente uma empresa com a estrutura organizacional bem definida pode alcançar seus objetivos de maneira adequada. (OLIVEIRA 2004, p. 74). Naanálise do ambiente interno Costa (2006) propõe a técnica dos 10 Modelos do auto- diagnóstico. Esta técnica parte do princípio de que o empresário liste todos os pontos fortes, fracos e pontos a melhorar a fim de ter uma visão geral da sua empresa. De acordo com o autor: Pontos fortes são aquelas características positivas de destaque na instituição que a favorecem no cumprimento de seu propósito;pontos fracos são características negativas, que a prejudicam no comprimento de seu propósito; e pontos a melhorar são características positivas na instituição, mas não nível ou grau suficiente para contribuir efetivamente para o cumprimento de seu propósito. (COSTA, 2004, pg. 112)
Wright et al. (2000) explica que a análise interna tem por objetivo possibilitar que através da identificação destesfatores a empresa se posicione para tirar vantagem das oportunidades do ambiente e minimizar as ameaças desta maneira a empresa enfatiza seus pontos fortes e reduz o impacto que sofre com os fracos.
Em relação aos recursos humanos, Wright et al. (2000) destaca que os melhores recursos organizacionais e físicos são inúteis sem uma competente força equipe de trabalho composta por administradores efuncionários.
Quanto ao marketing Kotler (2000) coloca que esta é a ferramenta que vende o que as pessoas almejam e precisam, portanto, falhas neste setor podem gerar uma confusão de produto e necessidade de cliente; ofuscando os objetivos da empresa.

As finanças são fatores de sustentação de uma empresa, tanto quanto as pessoas, e o mal gerenciamento pode resultar reflexos no setor de...
tracking img