Perspectivas da energia atomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ECO02254 – ECONOMIA A

Perspectivas da energia atômica

Aluno: Rafael Perazzoni Jaeger - 131770
Introdução

Desde o fim da segunda guerra mundial, a energia nuclear vêm sendo estudada e utilizada para a produção de energia elétrica. Atualmente, aproximadamente 12% da eletricidade mundial é produzida por usinas nucleares. É pouco, se comparado aoutras formas de geração de eletricidade, como carvão e gás natural.

No Brasil, a energia nuclear representa menos de 3% da matriz elétrica, enquanto na França as usinas atômicas geram mais de 75% da energia elétrica. Podemos perceber, então, que a questão da matriz energética depende da localidade, geografia, abundância de recursos naturais, tecnologia e até mesmo da política de cada país.Recentemente, com o tsunami que devastou o Japão em 2011 e resultou em um acidente na Usina Nuclear de Fukushima, a questão da energia nuclear entrou em discussão de novo. Vários países na Europa e Ásia revisaram seus planos para a energia atômica, e muito foi debatido. Mas mesmo assim, esta forma de energia continua a ser usada.

Ao longo deste trabalho, serão analisadas as vantagens edesvantagens da energia nuclear, bem como as perspectivas dela para o futuro no Brasil e no mundo.

A Tecnologia

Inicialmente, a energia nuclear foi desenvolvida para fins bélicos. Durante a segunda guerra mundial, os EUA iniciaram o Projeto Manhattan, com o objetivo de criar a bomba atômica. Com o fim da guerra, a tecnologia atômica começou a ser usada fora do âmbito militar, para a produção deenergia elétrica. Durante os anos 50, os EUA contruíram várias usinas nuclear.

Para entender o porquê de a energia atômica ser tão polêmica, devemos entender os princípios básicos de como ela funciona.

A produção de energia elétrica em uma usina nuclear é, de certo modo, semelhante a produção de eletricidade em usinas alimentadas por carvão ou gás natural. Um combustível é “queimado” em umacaldeira para gerar calor, e este calor aquece a água que se transforma em vapor, este vapor faz uma turbina se movimentar, assim gerando eletricidade.

No caso da energia nuclear, o combustível pode ser o urânio enriquecido, urânio natural ou o plutônio. Este combustível não é queimado, mas sim fissionado (seus átomos são dividos), de modo a gerar calor. E esta “caldeira” é chamada de reatornuclear. O conjunto dos vários reatores, sistemas de resfriamento, tratamento, sistemas de segurança, controle e prédios é chamado de complexo nuclear, ou usina nuclear.

Existem vários modelos de reatores, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. E alguns utilizam como combustível o urânio enriquecido, outros urânio natural e outros utilizam plutônio.

A grande diferença,então, entre a energia nuclear e a energia a carvão ou derivados do petróleo, é o combustível. O fato de o urânio enriquecido ou plutônio poder ser usado em armas nucleares muda toda a política acerca desta matriz energética.

Existe, então, todo um sistema de segurança que envolve desde o início do ciclo do combustível (nas minas) até o final deste, com o descarte ou reprocessamento do lixoatômico.

Matriz energética mundial e brasileira

A produção de energia elétrica no mundo é feita de diversas formas, utilizando-se de diversos combustíveis. O conjunto dessas diferentes maneiras de produção de energia é chamado de Matriz Energética, ou Matriz Elétrica. A seguir, observa-se no gráfico a matriz elétrica mundial em 1980 e 2010.

Percebe-se, claramente, que a geração de energiaelétrica no mundo é extremamente dependente de combustíveis fósseis. Percebe-se também uma tendência para o aumento da utilização de gás natural e carvão.

Mas, como citado anteriormente, a matriz energética varia de país para país, dependendo principalmente dos recursos naturais presentes no local. O Brasil, por exemplo, não poderia seguir esta tendência mundial, visto que depende da importação...
tracking img