Perspectiva e tipos de sombra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perspectivas
Perspectiva é a representação gráfica diante do olhar do observador. Dependendo da posição ou do nível visual em que um objeto esteja em relação ao observador, a sua representação em perspectiva pode ser aplicada com um, dois ou três pontos de fuga denominada respectivamente de perspectiva paralela, oblíqua, aérea ou de esgoto.
Perspectiva Paralela:

No desenho em perspectivaparalela, as linhas de fuga deslocam-se apenas para um ponto (PF). Objetos nessa situação apresentam sua face frontal paralela ao observador tanto o que estão localizados a sua frente (cubo B) quanto a sua esquerda (cubo A) ou à direita (cubo C).
Um detalhe a ser observado é que na perspectiva paralela o ponto de vista (PV, linha pontilhada vertical) localiza-se representado em posiçãoperpendicular a linha do horizonte situado tão próximo ao ponto de fuga que parece estar sobre ele (PF).

Perspectiva Obliqua:

Quando um o objeto fica em posição oblíqua, ou seja, com uma de suas arestas voltada para o observador, suas linhas de fuga deslocam-se para dois pontos (PF1 e PF2). Em casos como este, como pode ser visualizado na ilustração do cubo a direita, observe que nenhuma linha naestrutura do objeto foi representada na posição horizontal. Quando não são verticais é porque se deslocam para um dos pontos de fuga.
Em relação ao ponto de vista (PV), sua representação na linha do horizonte está centralizada entre os dois pontos de fuga (PF1 e PF2). E estes, por sua vez, devem estar o mais distante possível um do outro para evitar erros no desenho como veremos na demonstração passoa passo específica sobre o cubo em perspectiva oblíqua.

Perspectiva Aérea:
Quando observamos um objeto em posição oblíqua a partir de um nível visual bastante alto, para melhor representá-lo tridimensionalmente, é necessário o uso de três pontos de fuga. Dois deles ficam na linha do horizonte e o terceiro é representado na vertical do ponto de vista. Em circunstâncias como estas raramentevisualizam a existência de linhas horizontais ou verticais na estrutura do objeto. Todas são convergentes e deslocam-se para um dos três pontos de fuga.
Quanto ao ponto de vista (PV), este obedece aos mesmos critérios da perspectiva oblíqua. Permanece representado num ponto central entre os pontos de fuga PF1 e PF2 na linha do horizonte (LH).

Perspectiva de Esgoto:
A perspectiva de esgoto tem asmesmas características da perspectiva aérea enquanto representação com três pontos de fuga. A principal diferença está no nível visual muito baixo do observador tornando-a oposta no modo de visualização alterando, portanto, a localização do terceiro ponto de fuga (PF3). Nesse novo contexto ele é representado acima da linha do horizonte.
Concluímos ate aqui a parte teórica que fundamenta sobre acompreensão, os elementos e os tipos de perspectiva. Para dar continuidade e apreender em detalhes quanto a sua representação gráfica, é necessário um estudo se valendo de formas geométricas. Elas são a base linear indispensável para todo tipo de construção em perspectiva.

A perspectiva se divide em quatro elementos: linha do horizonte, ponto de vista, ponto de fuga e linhas de fuga, no auxilioda perspectiva uma das formas de se obter profundidade no desenho é utilizar como recurso: pontos de fuga, textura, luz e sombra.
Linha do Horizonte define o ponto de vista do observador. È o elemento da construção em perspectiva quer representa o nível dos olhos do observador (Linha horizontal pontilhada LH)
Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista de longeela risca horizontalmente o nível do mar.

No Ponto de Vista dependendo do ângulo visual de observação do motivo: A linha vertical que localiza o ponto de vista pode situar-se centralizada na cena ou num de seus lados, esquerdo ou direito.
Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte. O ponto de...
tracking img