Perspectiva modernizadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perspectiva Modernizadora
Em seu texto Ditadura e Serviço Social, José Paulo Netto se refere à perspectiva modernizadora que constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil que encontra sua formulação no primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social que foi promovido pela CBCISS em Araxá (1970) e que teve como desdobramento um segundo Seminário realizadoem Teresópolis (1970).
O documento de Araxá e o documento de Teresópolis possuem características diferenciadas mas, podem ser tomadas como a consolidação da tentativa de adequar as (auto) representações profissionais do Serviço Social ás tendências sócio-politicas que a ditadura tornou dominantes e que não se punha como objeto de questionamento substantivo pelo protagonistas que concorreram nasua elaboração.
A perspectiva modernizadora não ficou restrita as propostas e concepções nestes dois documentos ( Araxá e Teresópolis ). A vinculação desses documentos à ideologia das políticas de desenvolvimento é hoje pacífico.
Essa vinculação das concepções formuladas naqueles documentos com a problemática do desenvolvimento possui uma característica particular, principalmente as estratégiaspolíticas-sociais que assumam o desenvolvimento como processo induzido de mudanças para erradicar, mediante políticas sociais amenizar conflitos que surgiam contra o Estado.
As intervenções seriam direcionadas em favor do capitalismo sem se preocupar com o rebatimento em questões sociais. As intervenções seriam direcionadas para a superação do transito de um polo a outro, era necessário induzirmudanças compatíveis com a dinâmica dos setores modernos (urbano-industriais) daí a identificação de processo de desenvolvimento e processo de modernização.
É essa concepção desenvolvimentista que se conecta a perspectiva renovadora configurada nos documentos de Araxá e Teresópolis; o processo de desenvolvimento é visualizado como uma lista de mudanças que, levantando barreiras aos projetos dedestruição das estruturas socioeconômicas nacionais e de ruptura com as formas dadas de introdução na economia capitalista mundial, era necessário aportes técnicos elaborados e complexos, alem da sincronia de governos e população, com uma consequente valorização da contribuição profissional dos agentes especializados em problemas econômicos e sociais.
O documento de Araxá foi à afirmação daperspectiva modernizadora. A profissão tinha pratica institucionalizada, o Serviço Social se caracterizava por sua ação junto a indivíduos com desajustado familiar e social. As ações dos Assistentes Sociais eram caracterizadas como corretiva, preventiva e promocional, entende-se que estas ultimas tinham a finalidade de “promover é capacitar”, definem a inserção do Serviço Social no processo dedesenvolvimento, em sentido lato, isto é aquele que leva à plena utilização dos recursos naturais humanos, consequentemente, a uma realização integral do homem.”
Todo discurso profissional arranca desta tensão entre o “tradicional” e o “moderno” que será resolvido pela subsunção do primeiro pelo segundo. As exigências do processo de desenvolvimento mundial vinham impondo ao Serviço Social, o desempenhode novos papéis, a onde segundo o autor José Paulo Netto havia a urgência de rompimento da atuação do Serviço Social a atuação exclusiva dos processos de Caso, Grupo e Comunidade, revendo e elaborando novos métodos e processos, sendo que a intenção do documento se direciona a ruptura da exclusividade tradicional onde haveria na verdade uma captura desse tradicional com novas bases.
A ausência daruptura fica clara devido à relação entre os objetos da profissão, os “objetos remotos” e “objetos operacionais”. O primeiro deve ser considerado como provimento de recursos indispensáveis ao desenvolvimento, à valorização e a melhoria de condições do ser humano, pressupondo o atendimento dos valores universais e a harmonia entre estes e os valores culturais e individuais. O segundo compreende...
tracking img