Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro relatório
O parnasianismo é uma escola ou movimento literário essencialmente poético. Como os poemas não assumem nenhum tipo de compromisso, a estética é muito valorizada e essencial paradar a riqueza e a beleza de um poema. Faz referências ao prosaico, e mostra interesse nas coisas pertinentes a todos. Muitas vezes, incapaz, o poeta parnasiano busca a perfeição formal a todo equalquer custo. Combatendo o exagerado subjetivismo do romantismo, o poeta apresenta o fato, as coisas como realmente acontecem, sem deformá-las pela sai maneira pessoal de sentir, ver e pensar.
Valeressaltar que as Rimas, os Sonetos e a metrificação, são aspectos importantes e essenciais para a estética perfeita do parnasianismo. Há uma ênfase das rimas do tipo ABAB para estrofes de quatro versos, oque não impede o uso de rimas interpoladas, evitando palavras da mesma classe gramatical. Nos sonetos, composição de dois quartetos e dois tercetos, revela-se a ‘’chave’’ do texto no último verso. Onúmero de sílabas poéticas deve ser o mesmo em cada verso, preferencialmente com dez (decassílabos) ou doze sílabas(versos alexandrinos), os mais utilizados no período ou pode apresentar uma simetriaconstante. Grande parte da poesia parnasiana é baseada em objetos inertes, sempre optando pelos que exigem uma descrição bem detalhada.
Apesar de todo o esforço, os parnasianos não conseguiram articularpoemas sem conteúdos e foram obrigados a encontrar um assunto desvinculado do mundo concreto para motivo de suas criações. Escolheram a antiguidade clássica, sua historia e sua mitologia. Assistimosentão a centenas de textos que falam de deuses, heróis, personagens históricos, cortesãs, fatos lendários e até mesmo objetos.

A primeira geração do Modernismo percorre o período de 1922 a 1930 échamada de estética, heroica, iconoclasta ou destrutiva pela característica de romper com o conservadorismo passadista e através da ironia e da crítica e lançar a estética da liberdade. De caráter...
tracking img