Taoismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia da Religião

Antonio Virgilio batista Junior
Filosofia da religião
24 AB manhã
Instituição: UECE
Data: 01/12/2012

O Pensamento Chinês

A cultura da china já existia a dois milênios antes mesmo do budismo chegar ao local. Os chineses voltavam sempre para a vida em sociedade, relações humanas valores morais e governo. Seres humanos plenamente realizados, nas palavras de ChuangTsé, “tornam-se sábios por sua tranquilidade, reais por seus movimentos”.
Durante o século VI a.C., os aspectos chineses desenvolveram-se em duas escolas distintas, o Confucionismo e o Taoismo. O Confucionismo tratava da organização social, do senso comum e do conhecimento pratico, que fornecia a sociedade chinesa um sistema de educação e as convenções estritas do comportamento social. Um de seusobjetivos era estabelecer uma base ética para o sistema familiar tradicional, com estruturas complexas e rituais de adoração aos ancestrais. O Taoismo, por outro lado, voltava-se a observação da natureza e a descoberta do Caminho, ou Tao. A felicidade humana, segundo os taoistas, é alcançada quando os homens seguem a ordem natural, agindo espontaneamente e confiando no seu conhecimento intuitivo.As duas linhas de pensamento representam polos opostos, entretanto, sempre foram consideradas polos de uma única natureza humana e, portanto, complementares. O Confucionismo era geralmente destacado para a educação das crianças, que tinham as regras e convenções necessárias à vida em sociedade, ao passo que o Taoismo costumava ser seguido por indivíduos mais idosos empenhados em obter edesenvolver novamente a espontaneidade original destruída pelas convenções sociais. Nos Séculos XI e XII, a escola neoconfucionista tentou promover uma síntese do Confucionismo, do Budismo e do Taoismo; essa tentativa culminou na filosofia de Chu Hsi, um dos maiores pensadores chineses. Chu Hsi foi um pensador notável, que combinou a sabedoria Confucionista com uma profunda compreensão do Budismo e doTaoismo, incorporando elementos das três tradições em uma síntese de pensamento.
O Confucionismo deriva seu nome de Kung-Fu-Tsé, ou Confúcio, um professor de enorme influencia que considerava sua função básica a transmissão da antiga herança cultural a seua dicipulos. Assim fazendo, ultrapassou, contudo, os limites de uma simples transmissão de conhecimentos, pois interpretou as ideias tradicionaisem consonância com seus próprios conceitos morais. Seus ensinamentos foram baseados nos chamados Seis Clássicos, antigos livros de pensamento, rituais, poesias, música e historia que representavam a herança espiritual e cultural dos “Sábios Santos” do passado chinês. A tradição chinesa associou Confúcio a todos esse trabalho quer na condição de autor, de comentador ou de editor; segundo oconhecimento moderno, entretanto, Confúcio não foi o autor, nem comentador e nem mesmo o editor de qualquer um dos Seis Clássicos. Suas próprias ideias tornaram-se conhecidas através dos Lun Yu, ou Antologia Confucionista, uma coleção de aforismos compilada por alguns de seus discípulos.
O Taoismo nasce com Lao Tsé, cujo nome significa, literalmente, “o velho mestre”;segundo a tradição, Lao Tsé foicontemporâneo, embora mais idoso, de Confúcio. Diz-se ter sido ele o autor de um pequeno livro de aforismos que é considerado o principal texto Taoista. Na China, esse trabalho esse trabalho é geralmente denominado apenas Lao Tsé; no Ocidente, é comumente denominado Tao te Ching, o “Clássico do caminho e do Poder”, nome que acabou de receber em época mais recente.
Os chineses acreditavam na existênciade uma realidade última que é subjacente e que unifica todas as coisas e fatos que observamos. Essa realidade é denominada o Tao, palavra que, originalmente, significa “o caminho”. Assim, falaram do Tao do homem ou do Tao da sociedade humana, entendendo-o como um modo de vida, num sentido moral. O Tao é o processo cósmico no qual se acham envovidas todas às coisas; o mundo é visto como um fluxo...
tracking img