A PERSPECTIVA DA MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO SERVIÇO SOCIAL

O movimento de reconceituação do Serviço Social não pode ser discutido isoladamente, foram os fatores econômicos, políticos e sociais que aos poucos mudaram a organização da sociedade.
A renovação do Serviço Social no Brasil deu-se no período do regime militar, ao mesmo tempo em que houve uma crise do serviço social internacional.
Discutidas por José Paulo Netto, este processo de renovação desenvolveu-se em três perspectivas do Serviço social:
A perspectiva da modernização conservadora, a perspectiva de reatualização do conservadorismo e a perspectiva de intenção de ruptura.
O principal representante da perspectiva modernizadora no Brasil foi José Lucena Dantas e sua característica era a se de ajustar ao projeto econômico do governo militar; Baseava-se na teoria funcionalista, onde as estruturas sociais não eram questionadas, o trabalho do assistente social estava voltando para as necessidades presentes do usuário,sem questionar as causas que geraram a questão social, onde o individuo adapta-se as normas sociais.
O Serviço Social “modernizou” seus cursos para a formação de novos profissionais para atuarem nas instituições burguesas remodeladas do regime militar.
Esta perspectiva foi discutida em dois seminários que tinham como objetivo ajustar-se ao regime ditatorial, sem grandes mudanças na organização para a sociedade.
Concluímos que, apesar do movimento de modernização do Serviço Social ter ocorrido durante o regime militar, não pode ser implementado em sua totalidade, pois o próprio regime político não favorecia a expansão das mudanças, pelo engessamento e totalitarismo vigentes na época.
Nesse regime, buscava-se atender as necessidades imediatas sem que se pudessem discutir as causas sociais que ocasionavam essas necessidades.
Hoje, embora num regime democrático, não observamos grandes mudanças nessas atuações favorecidas pelo desaparelhamento do estado e, ausência de vontade [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Perspectiva modernizadora. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perspectiva-Modernizadora/20926.html

MLA

"Perspectiva modernizadora" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perspectiva-Modernizadora/20926.html>.

MLA 7

"Perspectiva modernizadora." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perspectiva-Modernizadora/20926.html>.

CHICAGO

"Perspectiva modernizadora." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perspectiva-Modernizadora/20926.html.