Personagens afro decendentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Personagens afro-brasileiros na Literatura infanto-juvenil

Ela inclui em seus planejamentos histórias como: A princesa e o sapo, A menina bonita do laço de fita, O cabelo de LeLê, Doce princesa negra, Porque somos de cores diferentes, Uma menina e as diferenças, Viver diferente. A professora considera os personagens afros – brasileiros possuidores de valores nobres como: Coragem, liderança,respeito, gratidão humildade, tolerância, solidariedade, amizade, honestidade e responsabilidade, ela utiliza as historias que envolvem personagens afro-brasileiros de diversas maneiras, tais como: Encenações, roda de conversa, contos, atividades escritas, teatro com fantoches.

A idéia em trabalhar com a turma, e expor várias versões para que o educando realize uma percepção interpessoal eintrapessoal de cada situação dos títulos.
O educador desempenha um papel fundamental ao possibilitar o contato literário desde a educação infantil com obras que contribuem para a construção da identidade e a valorização das diversas culturas.

A Representação do Negro em Obras Infantis.
“Posso saber pedagogia, biologia como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar. Sou gente. Seique ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda não sei como posso saber melhor o que já sei. E saberei tão melhor e mais autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia em respeito à dos outros” (FREIRE, 1996, p. 37).

A literatura Infantil tem relevante papel para a educação de crianças. Nessa fase da vida as crianças constroem suas bases identitárias apartir de referências, como pais, professores, pessoas influentes na família. A literatura encarrega-se de despertar alguns sentimentos imprescindíveis na formação da personalidade, para tanto, o uso do lirismo e da fantasia produz sentimentos como alegria, tristeza, piedade, solidariedade, fazendo com elas aprendam a lidar com eles. São, também, através dos personagens, que os pequenos leitores sesentem representados. Quem nunca se imaginou rei ou rainha? Quem já não se imaginou calçando um sapatinho de cristal e levando doces à casa da vovó? Quem um dia não viu o patinho feio e o achou belo? Quem não quis nunca casar com uma princesa ou ser beijada por um príncipe? Muitos de nós fomos conversar com Pedrinho e Narizinho lá no Sítio do Pica-Pau Amarelo e até concordaram com várias idéiasbrilhantes da boneca Emília, sempre refletindo e falando aquilo que lhe é conveniente. Vivemos muitos momentos mágicos ao ler uma história! Ler livros de literatura infantil é descobrir a passagem para um mundo não só de fantasias, mas também de realidades. Ler histórias nos permite vivenciar essas experiências em diferentes momentos, não participando enquanto personagem delas, mas como leitor. Elasnos fazem refletir sobre esse mundo ficcional e também sobre o mundo que nós vivemos, nos levando a estabelecer relações entre eles, ou seja, vemos o que acontece e o que é possível acontecer. Então formamos nossas opiniões, conceitos e idéias através de vozes diferentes, que percorrem os tempos e também todo o planeta.
A relevância das discussões étnico-raciais no âmbito da educação perpassa peloreconhecimento do papel que a Literatura Infantil tem na construção da identidade e dos valores na sociedade contemporânea. A presente pesquisa, em seu caráter bibliográfico, tem por objetivo propor um espaço de discussão e reflexão no que concerne à representação do negro dentro de obras infantis não de Monteiro Lobato , dentre outros autores. Assim, os estudos permitiram concluir que a presençado negro, essencialmente em algumas obras de Lobato, se dá de forma sutil e, muitas vezes, alimentada pelos vultos dos velhos conceitos de superioridade racial legados desde os tempos de escravidão. Além da insuficiente participação de personagens negros dentro dos enredos, por vezes, nos foi possível deparar com imagens depreciativas destes personagens caricaturados e depreciados em seus...
tracking img