Pernambucanas

Páginas: 9 (2247 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
A Importância do Sistema de Informação para a Casas Pernambucanas

Resumo: Este artigo aborda a importância do sistema de informação no processo de gestão da Casas Pernambucanas, desenvolvendo-se de acordo com as evoluções da época, sendo hoje totalmente informatizada.
1 Introdução
A Casas Pernambucanas é um modelo de gestão empresarial familiar que deu certo. O que começou nos primórdiosda década de 20 no ramo de tecidos, foi se aprimorando graças ao seu emprenho e dedicação, transformando-se e modificando-se de acordo com o uso e os costumes da época, visando suprir as necessidades de seus clientes.

1.1 Semeando Prosperidade

Aos 100 anos de existência, a companhia Arthur Lundgren Tecidos S.A. – Casas Pernambucanas é uma empresa exemplo de trabalho e dedicação aosclientes.
Ao longo dos anos, passou por um grande processo de transformação, ao qual possibilitou oferecer aos clientes as novidades vindas dos grandes centros comerciais, com um novo perfil do que estava sendo esperado na vida social das capitais e o que se pretendia na vida cotidiana, nos possibilitando fazer uma reflexão sobre os rumos da cidade e nossos hábitos culturais.
Sua história vai muitomais além de papéis, fotos e balancetes. Seus agentes históricos são os seus próprios funcionários no qual a empresa mantem uma convivência ímpar, motivando-os na construção do cotidiano visando valores permanentes de comportamento.

1.2 O Passado Vive em Nós

A história da família Lundgren é a continuidade administrativa que acompanha durante sua existência.
Quando o precursor faleceu, foisucedido por seus filhos: o Coronel Frederico e Arthur Lundgren, na administração do grande complexo industrial e comercial dando continuidade aos empreendimentos. Transformou a pequenina fábrica de pólvora à fábrica de tecidos.
Com o desenvolvimento tecnológico no Brasil, a empresa traçou novos rumos.
Na década de 40, o Sr. Alberto Herman Theodor Lundgren assumiu a administração das empresas dafamília como diretor presidente. Sendo seguidor profundo de seu avô, procurou superar e resolver as dificuldades da época. Preocupado com o bem-estar de seus funcionários, participou ativamente dos eventos sociais e culturais dando início aos relacionamentos “Pernambucanas”.
Após o falecimento do Sr. Herman em 1986, Dona Helena, como era conhecida, assumiu a presidência da companhia. Administraras empresas representou para ela uma segunda família, questões da cidadania e dos direitos humanos foram as suas preocupações no dia-a-dia. As atividades sociais e assistenciais tornaram-se presença marcante e obrigatória nesta empresa. Dona Helena enfatizou que seus funcionários eram primordiais e vinham representando valiosa contribuição à “grande família” das Casas Pernambucanas.

1.3Modinhas e Serestas

Na primeira década do século XX, em local privilegiado de São Paulo, onde abrigava maior parte do comércio, a Casas Pernambucanas foi instalada. Sua sede central, de forma improvisada, sediou-se na Rua 25 de março, região que apresentava um grande desenvolvimento comercial; logo após, com a necessidade de maior espaço, transferiu-se para a Rua Florência de Abreu e em seguida paraa Rua Antônio Paes, onde permaneceu até o ano de 1971, quando, então, mudou-se para as novas e modernas instalações da Rua da Consolação.
Segundo a enciclopédia Nosso Déculo, “em 1920 havia apenas 15.761 operários em Pernambuco. Num esforço para superar os limites do mercado local, o grupo industrial e comercial mais poderoso do Estado, os irmãos Lundgren, estendeu-se para outras regiões. Surgiuassim a rede das Casas Pernambucanas que, em 1920, possuía cerca de duzentas lojas”.
Aproveitando-se do desequilíbrio financeiro do comércio e da indústria durante a Primeira Guerra Mundial, no Brasil há o desenvolvimento de três setores: o dos tecidos de algodão, o do açúcar refinado e o das carnes congeladas. No setor de tecidos, o grande desenvolvimento está ligado à Casas Pernambucanas e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pernambucanas
  • Pernambucanas
  • pernambucanas
  • pernambucanas
  • Pernambucanas
  • Pernambucanas:
  • Pernambucanas
  • Sociedade pernambucana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!