Permissas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. -------------------------------------------------
Conceito de comunicação;
A comunicação deriva do termo latino comunicare que significa pôr em comum, estar em relação com outros, conviver… A comunicação dá-se no seio das relações interpessoais e todo o nosso comportamento é comunicativo, não pode deixar de o ser.
É impossível não comunicar porque qualquer comportamento, na presença deoutro implica comunicação. A comunicação é, assim, uma condição necessária da vida humana e da ordem social.
1.1. Formas e tipos de comunicação
A comunicação pode ser feita de forma directa ou indirecta: no primeiro caso é feita face a face; no segundo, é realizada de forma distanciada, através da escrita, da internet, dos telefones, da TV, rádio, etc. No seu sentido mais comum a comunicaçãoé assim designada quando se trata do processo de transmissão de informações. No entanto, este não é o seu sentido mais lato. A comunicação pode ainda ser de tipo verbal e não verbal.
1.2. Comunicação e meio envolvente
Na medida em que comunicar é “pôr em comum” há determinadas condições que facilitam esse processo. Assim, indivíduos de uma mesma cultura comunicam melhor que indivíduos deculturas diferentes, ou indivíduos de uma mesma classe social do que indivíduos de classes sociais distintas.
1.3.1. Diferenças culturais
Indivíduos que partilham a mesma cultura têm mais facilidade em comunicar pois partilham a mesma língua, o que facilita a comunicação verbal. Do mesmo modo, a comunicação não verbal também está facilitada, na medida em que se atribuem significadosidênticos aos gestos, mímicas e atitudes. Relativamente à comunicação não verbal entre indivíduos de diferentes culturas são vários os exemplos de diferenças que dificultam a comunicação: o sorriso das pessoas em contextos públicos não tem o mesmo significado em diferentes culturas;
* enquanto na sociedade ocidental sorrir e ser gentil com os clientes é uma prática normal, entre os Inuit(esquimós) da Gronelândia, sorrir em público não é uma
prática comum.
* nalguns países ocidentais, o tempo é um elemento valioso: esperar 30min por uma entrevista significa uma desconsideração para a pessoa em causa, enquanto na América Latina esta situação é considerada normal.
* os norte-americanos e muitos ocidentais consideram olhar de frente como um sinal conotado com sinceridade,interesse e honestidade; contudo, na Coreia, o olhar prolongado é considerado uma falta de educação.
1.3.2. Diferenças psicológicas e sociais
Mesmo entre indivíduos de uma mesma cultura há diferenças consideráveis que dificultam ou impedem a comunicação. Os indivíduos são produto da sua localização na estrutura social e da sua família de origem que influenciam a sua trajectória de vida, osseus quadros de referência e valores, as suas representações e conhecimentos. Assim, um indivíduo sem interesses culturais e sem interesse em aprender dificilmente estabelece uma boa comunicação com um outro com elevados valores intelectuais e bons níveis de conhecimento.
Posições religiosas, políticas e clubistas diferentes podem também dificultar o processo de comunicação.
ACTIVIDADES 11. Define comunicação no sentido lato e de acordo com a etimologia da palavra.
2. Constrói um esquema em que representes os tipos de comunicação que te foram apresentados.
2.1. Inventa um exemplo – que apresentarás oralmente - para cada tipo de comunicação referido.
3. Distingue comunicação directa de comunicação indirecta.
4.Explica os factores que influenciam a comunicação.-------------------------------------------------
2.O processo de comunicação
2.1. Características e elementos
A comunicação é o processo pelo qual os indivíduos trocam entre si informações ( ideias, conhecimentos ou sentimentos). Para que ele ocorra ou aconteça são imprescindíveis 6 elementos, que só existem na estreita dependência uns dos outros:
emissor que é o indivíduo que envia para o …...
tracking img