Periodos literaios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da Literatura

Como todas as outras artes, a literatura reflete as relações do homem com o mundo e com os seus semelhantes. Na medida em que essas relações se transformam historicamente, a literatura também se transforma, pois que sensível às peculiaridades de cada época, aos modos de encarar a vida, de problematizar a existência, de questionar a realidade, de organizar aconvivência social etc.
Por isso, as obras de um determinado período histórico, ainda que se diferenciem umas das outras, possuem certas características comuns que as identificam. Essas características dizem respeitosamente à mentalidade predominante na época quanto às formas, às convenções e às técnicas expressivas utilizadas pelos autores.
Chamamos de escolas literárias os grandes conjuntos emque costumamos dividir a história da literatura. Essa divisão tem uma função, sobretudo didática, ajudando-nos a compreender as transformações da arte literária ao longo do tempo.

A história da literatura portuguesa divide-se em três grandes períodos:

▪ Era Medieval: do final do século XII ao século XV;
▪ Era Clássica: do século XVI ao século XVIII;
▪ Era Romântica: do séculoXIX até hoje.

Já a literatura brasileira possui apenas os dois últimos, mais especificamente denominados:

▪ Era Colonial e
▪ Era Nacional.

Gênero Literário

Gênero é o modo como se veicula a mensagem literária. Há grandes diferenças de conteúde e de forma entre os textos. Uma novela de televisão, por exemplo, tem características bem diferentes de um conto, e umromance não se assemelha a uma peça de teatro.
Quanto à forma, a obra literária pode se expressar em poesia ou prosa.
Já o conteúdo pode ser classificado em três gêneros:
a) épico b) lírico c) dramático

Gênero épico

Neste gênero o autor descreve, na epopéia, fato histórico heróicos realizado pelos seres humanos. É sempre um tema grandioso que retrata a vida de um povo.
Narrativa:neste tipo de literatura o autor pode ser um simples narrador da história ou um narrador – personagem. Neste gênero o escritor conta uma história de ficção onde há personagens que atuam em local e tempo determinado.

As formas da narrativa são:

▪ Romance: é uma trama que se desenvolve de acordo com a ênfase dada pelo escritor: policial, aventureiro, de comportamentos psicológicos ousocial, etc.
▪ Novela: uma narração mais curta, seriada num foco de atenção apenas. A passagem de tempo mais rápida e o que é mais importante, na novela o narrador assume uma maior importância como contador de um fato passado.
▪ Conto: uma narrativa ainda mais breve que a novela, porém não seriada e também com um foco de atenção apenas.
▪ Fábula: narrativa inverossímil, com fundodidático, que tem como objetivo transmitir uma lição moral. Normalmente a fábula trabalha com animais como personagens. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe a denominação de apólogo.

Gênero lírico

Esta palavra vem do grego “lira”, que é um instrumento musical de cordas muito usado durante a Idade Média, onde o poeta-escritor contava ou cantava suas obras ao somdesse instrumento.
Neste tipo de gênero vigora a exaltação do “eu” , onde o autor fala do amor, da saudade, da morte, da solidão, despertando o lado emocional do leitor.
Este gênero manifesta-se através da poesia (ou poema) e da prosa. Os poemas dividem-se quanto ao teor e estrutura.
▪ Ode: poesia da exaltação.
▪ Elegia: fala de fatos tristes.
▪ Idílio: poesias pastoris.
▪Sátira: poesia que ridiculariza características do comportamento humano.
▪ Soneto: que é uma composição de 14 versos distribuídos em 2 quartetos e 2 tercetos, rica em métrita.
▪ Canção: pequeno poema, popular, simples, de teor variado.
▪ Acalanto: canto destinado a embalar o sono.
▪ Acróstico: as letras iniciais formando o nome de uma pessoa compõem um verso.

Gênero...
tracking img