Periodo militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
CURSO DE PEDAGOGIA- 2º PERÍODO
ALUNAS: ISABELE MACEDO BENTO, KETLIN CRISTINA DA SILVA SALLES
DISPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: LUIZA ANGÉLICA PASCHOETO
ESTUDO DIRIGIDO


Leia o texto “A EDUCAÇÃO NO ESTADO MILITAR (1964-1985)” e realize o estudo dirigido abaixo.

1. ORDENE:
O conjunto de Leis, Decretos, Resoluções etc., que você encontrarno texto, por data (crescente).

1964 – Elaborada por Flávio Suplicy, impondo a repressão sobre as reuniões dos estudantes (UNE – UEEs)
1968 – Lei 5540/68 e do Decreto-lei 464/69 – Domínio do governo militar sobre o sistema de educação.
1968-1969 – Decreto-lei 477 – Impostas para as atividades relacionadas às universidades.
Lei 477/69- Ampliação da lei para o controle das políticas acadêmicas.1969 – Ato constitucional 5 – A.I.5 - Intitulado com o objetivo de violar os direitos dos estudantes.
1969 – Emenda Constitucional para a privatização do Ensino Superior.

2. DESCREVA:
A atuação do Estado Militar no comando político do País.
R-Os militares adotaram um regime autoritário onde prevalecia o poder dominante com seus interesses ideológicos centralizados no capitalismo, visandoapenas o crescimento econômico, excluindo qualquer manifestação de democracia populista. Ressaltando a classe dominante e gerando a exclusão e desigualdade social, atingindo com isso o setor educacional e toda manifestação contrária ao poder militar.


3. ANALISE E RELACIONE:

O Regime Militar com o contexto educacional (principais ações, participação da sociedade, das classes sociais,política educacional).

R-De um lado percebemos os capitalistas com suas ideologias tentando conter os subversivos, em contrapartida podemos analisar os comunistas com suas ideias inovadoras e contrárias a qualquer ditadura imposta.
Podemos citar a repressão contra professores e suas condutas junto aos alunos, respaldados pela ideologia de segurança nacional em nome do anticomunismo exacerbado.Movimentos foram criados com o propósito de conter as ideias inovadoras dentro das Universidades, como a invasão por tropas destituindo o reitor Anísio Teixeira, perdendo professores e alunos. Como resultado ocasionou em mortes e desaparecimento de professores e alunos.
Também verificamos a manifestação dos poetas incluindo na cultura uma atitude de repúdio contra o autoritarismo exacerbado. Podemoscitar Chico Buarque de Holanda e Geraldo Vandré com suas canções de protesto sobre o regime militar.

4. ANALISE E DESCREVA:

“A Sociedade Brasileira em face ao Regime Militar: dentro do período delimitado 1966-1978”

R-O período de 1966 a 1978 foi marcado pelas relações entre a sociedade política e a sociedade civil sustentando o regime, os movimentos oposicionistas, ressaltando aqui osconflitos internos na classe dominante.
Nesse período os militares praticaram a política para atenuar as pressões dos opositores, visando o desenvolvimento econômico sem se preocupar com os direitos humanos, mas para tal desenvolvimento, foi criado a estratégia de escolavização e qualificação para os trabalhadores na área industrial sob o controle do capitalismo.


5. ANALISE E FAÇA UMCOMENTÁRIO CRÍTICO DE:

“A Ditadura e sua política educacional”

R-Em relação a educação o grande objetivo do Governo durante a ditadura militar era somente o crescimento econômico do pais, com isso priorizava o ensino particular no qual somente a elite tinha acesso,com o interesse de desenvolver mão-de-obra qualificada para as industrias enquanto a classe trabalhadora teve suas necessidades privadascom universidades que não eram valorizadas pelo governo, verbas insuficientes e forte repressão.

6. REÚNA:

Os principais aspectos da Reforma Universitária de 1968.
R- O Conselho Federal de Educação – CFE – nomeou reitores militares para diversas instituições de ensino.
• Invasão por tropas da Universidade de Brasília,destituição do reitor Anísio Teixeira, prisão professores e...
tracking img