Periodo fetal e parto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PERÍODO FETAL E PARTO



A transformaçao do embrião em feto se da de forma gradual. O período de desenvolvimento fetal é marcado especialmente pela diferenciação dos órgãos, tecidos e sistemas, no qual ocorre de forma muito evidente e rápida nesse período.
As medições com ultra-som do comprimento topo da cabeça-nadegas pode ser usadas para determinar o tamanho e a idade prováveldo feto, assim como fazer uma previsão confiável da data provável do parto. As medidas da cabeça e do comprimento do fêmur do feto também são usadas para avaliar a idade fetal. O período intra-uterino pode ser dividido em dias, semanas ou meses, mas geram-se duvidas quando não é especificado se a idade foi calculada do inicio do ultimo período menstrual normal ou idade de fecundação. Clinicamente,o período gestacional humano é dividido em três trimestres.
A ossificação do feto se mostra evidente no inicio da 16ª semana de gestação. No inicio do período fetal, ocorre a Eritropoiese, ou seja, a formação de glóbulos vermelhos, e esta ocorre principalmente no fígado. No final da 12ª semana essa formação é reduzida no fígado e começa a acontecer no baço.
A formação da urina começa porvolta da 9ª a 12ª semana, onde esta é lançada através da uretra no liquido amniótico. Os produtos de excreção fetal são transferidos para a circulação materna atravessando a membrana placentária.
No ser humano, a gravidez dura cerca de 270 dias (38 semanas). A nona semana é caracterizada pelas pálpebras fechadas, cabeça maior e mais arredondada, genitália externa não é possível deidentificar ainda e os instestinos próximo ao cordão umbilical. A partir da 10ª semana pode-se identificar desenvolvimento inicial das unhas e das mãos, o rosto toma forma humana, crescimento do queixo. Na 12ª semana o sexo do feto passa a ser destinguivel, a ossificação primária é iniciada e o baço assume a função de hematopoiese. Na 14ª semana de gestação a cabeça do feto se torna mais ereta e há oinicio do desenvolvimento das unhas dos pés. As orelhas sofre um maior destaque na 16ª semana, onde também há um aumento dos membros inferiores por conta do inicio da ossificação. Na 18ª semana ocorre o surgimento do vérnix caseoso, que tem como função a proteção da pele e a primeira movimentação do feto. A pele então fica encoberta por uma penugem chamada de lanugo, que ajuda a vérnix caseoso a sefixar na pele. Os pelos surgem por volta da 20ª semana, junto com sobrancelhas e um pequena quantidade de cabelo. É nessa época que os teticulos começam a descer no feto masculino. A partir da 22ª semana ocorre ganho de peso do feto, desenvolvimento da pele, tornando-a enrugada, avermelhada e translucida, o surgimento completo das unhas da maos. Os olhos abrem-se em torno da 26ª semana e há aformação dos cílios. Na 24ª semana as células epiteliais secretoras dos septos interalveolares do pulmão começam a secretar o surfactante (lipídio tensoativo que mantem aberto os alvéolos pulmonares em desenvolvimento. Da 28ª a 34ª semana o feto passa a ter a hematopoiese é desempenhada pela medula óssea, tem reflexo pulular a luz, as unhas alcançam as pontas dos dedos das mãos e a pele se tona menos finae mais rosada e lisa. Na 36ª semana o feto já se encontra completamente formado.
Nos bovinos, a partir do 16 e 17 dia, já se torna possível reconhecer a gravidez e tem uma duração aproximadamente de 284 dias (40 semanas). Com aproximadamente no 29º a 33º dia, as cavidades oculares podem ser observadas como áreas anecóicas esféricas em cada lado do crânio. Do 29º ao 39º dia de gestação osmembros anteriores são identificados. E com 33 a 38 dias, os placentomas já são evidentes próximos ao feto, como elevações semicirculares. O estômago é observado aos 40 dias e a fenda dos cascos de 42 a 49 dias, juntamente com o início dos movimentos dos membros e da cabeça. No 48º dia de prenhez, o tubérculo genital pode ser identificado ao ultrassom entre os membros posteriores, mas em...
tracking img