Pericia forense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente artigo tem como escopo analisar brevemente como se dará o novo trabalho dos peritos em um dos mecanismos advindos com a Tecnologia da Informação, qual seja, o cenário de Computação em Nuvem. Sem a pretensão de esgotar essa temática, o estudo do presente trabalho buscou direcionar seu foco a uma breve explanação do que vem a ser esse mecanismo, as problemáticas que ele temfomentado como os peritos forenses vão ser fundamentais na preservação da documentação eletrônica e por fim, como o ordenamento jurídico pátrio precisa se reorganizar para acompanhar as novas mudanças que os meios eletrônicos tem acarretado a nossa sociedade.
INTRODUÇÃO
O mundo vive, nos dias de hoje, a era da informatização, ou como uns preferem chamar, a famosa “Era Digital”. Podemos afirmar quefazemos parte dessa Sociedade da Informação, que ao contrário das suas predecessoras em que se valorizava o porte físico do homem, nos dias atuais a valorização se perfaz no acúmulo de conhecimento, o que torna válida a máxima: informação é poder. Muito do que dispomos atualmente, em termos de qualidade de vida, podemos atribuir aos avanços oriundos dessa tecnologia da informação. A facilidadecom que temos acesso as informações, como elas são desenvolvidas para aperfeiçoar o nosso tempo, os meios que usamos para ter acesso a tudo isso. Podemos afirmar que essa atual sociedade se estruturou sob o ponto de vista tecnológico, e não conseguimos mais nos dissociar disso. O escopo deste trabalho é descrever resumidamente o que vem a ser o Cenário de Computação em Nuvem, os novos desafios queserão enfrentados pela perícia forense computacional, e ainda, como o ordenamento jurídico se portará diante da informatização da sociedade, sendo organizado da seguinte forma: o primeiro capítulo nos apresenta o que vem ser a perícia computacional e os documentos eletrônicos como forma jurídica válida; no segundo capítulo apresentamos o que vem a ser a tecnologia do Cloud Computing, e ainda umadefinição de Cadeia de Custódia; passamos então ao terceiro e último capítulo onde abordamos os desafios que serão enfrentados tanto pelos peritos quanto pelos nossos juristas quanto a legislação ou ausência dela. Por fim, a conclusão que de forma breve vem a lume, finalizando o trabalho, com o intuito de auxiliar e tentar pormenorizar problemas trazidos com esse novo mecanismo da Tecnologia daInformação.
CONCEITO
O termo perícia forense computacional refere-se aos métodos utilizados por profissionais para, obtenção, preservação, análise, e documentação de provas digitais com o objetivo de reuni-las, para reconstruir o cenário no momento da fraude, utilizando em um processo judicial as evidências encontradas. As provas podem ser as mais diversas possíveis como e-mails, arquivos deregistros (conhecidos como logs), arquivos temporários com informações pessoais, conexões abertas, processos em execução, e outras evidências que possam existir na máquina, mas para serem aceitas num processo jurídico, devem ter sido obtidas de forma lícita.
O PROFISSIONAL
Dentro do âmbito criminal, cabe ao perito criminal a tarefa de analisar os materiais digitais em busca das provas. Talprofissional, especialista em Computação, irá aplicar métodos e técnicas cientificamente comprovadas em busca de evidências digitais, levando-as, através do laudo pericial, até o julgamento. O perito criminal deve sempre se atentar para a correta preservação da prova.

1. PERÍCIA FORENSE COMPUTACIONAL
A forense computacional foi criada com o objetivo de suprir as necessidades das instituições legais noque se refere à manipulação das novas formas de evidências eletrônicas. Na definição de Robson da Silva Ramos e Nicholas Istenes Eses, a perícia forense consiste na “atividade realizada, geralmente por um especialista nesta, objetivando a produção de assertivas fundamentadas sobre o fato investigado”. E, nesse processo, se coleta, analisa, correlaciona e se recupera dados, tendo como objetivo...
tracking img