Sistemas microprogramados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
MICROCONTROLADORES
Os microcontroladores são chips inteligentes, que tem um processador, pinos de entradas/saídas e memória. Através da programação dos microcontroladores podemos controlar suas saídas, tendo como referencia as entradas ou um programa interno.
O que diferencia os diversos tipos de microcontroladores, são as quantidades de memória interna (programa e dados),velocidade de processamento, quantidade de pinos de entrada/saída (I/O), alimentação, periféricos, arquitetura e set de instruções.
Os sistemas de controle de acesso visam restringir acessos não autorizados à determinados setores e departamentos das organizações, evitando assim danos em equipamentos, acesso ilegal a informações importantes, roubos, entre outros problemas. Muitas empresas de tecnologiasgastam verdadeiras fortunas em sistemas de controle de acesso para ambientes restritos e esquecem que de nada adiantará investir em segurança se os funcionários e usuários não estiverem preparados para lhe dar de forma eficaz com situações onde o invasor convence a vítima a, literalmente, abrir as portas.
Prova disso são os engenheiros sociais, pessoas dispostas a terem acessos ilegais àsinformações e recursos de empresas de outras pessoas, que enganam até mesmo os profissionais mais bem treinados para lidar com situações que exigem precação e vigilância. Uma boa referência com vários exemplos destes tipos de práticas é o livro 'A Arte de Enganar'[3] de Kevin Mitnick, famoso hacker e engenheiro social, que passou vários anos na cadeia por este tipo de prática ilegal. Em seu livro Mitnickexplica que, ao contrário do que as pessoas pensam, os hackers utilizam várias técnicas de engenharia social para terem acesso aos dados e sistemas de computadores das empresas.
Portanto de nada adiantará ter o sistema de controle de acesso mais seguro do mundo se as pessoas que utilizarão esta tecnologia não estão preparadas para evitar invasões e roubos de informações. Atualmente existem váriastecnologias destinadas aos sistemas de controle de acesso, entre elas destacam-se as biométricas. As principais tecnologias biométricas incluem identificação de usuário por voz, reconhecimento facial, reconhecimento de impressão digital e reconhecimento de íris. O projeto em destaque não utiliza recursos biométricos, devido aos custos que estas tecnologias demandam. O controle será realizadoatravés de uma senha que o usuário deverá digitar para ter acesso ao laboratório.
As vantagens deste sistema são: baixo custo, elimina o inconveniente de ter que carregar as chaves, elimina o risco de perda das chaves e que outras pessoas tenham acesso a elas, entre outras vantagens. O projeto aqui apresentado foi implantado no laboratório de pesquisa LTR (Laboratório de Sistemas de Tempo Real) doUnilesteMG. O LTR é um laboratório de pesquisa voltado para o desenvolvimento de pesquisas sobre sistemas de tempo real. Por tratar-se de um ambiente restrito aos acadêmicos pesquisadores e professores da instituição e por possuir equipamentos e placas de alto valor, seu acesso deve ser controlado.
Visando controlar os acessos físicos ao laboratório de pesquisa LTR, foi proposto um sistema eletrônicode controle de acesso. Inicialmente foi definido que o sistema deveria possuir um baixo custo, cada usuário deveria possuir uma senha individual e o usuário poderia alterar sua senha sempre que desejasse.
Após esta definição foi realizada uma pesquisa em vários sites de eletrônica, a fim de encontrar algum projeto que atendesse a estas necessidades, porém nenhum projeto com tais característicasfoi encontrado. Entretanto um projeto com algumas características importantes foi encontrado. O projeto encontrado, cujo nome é 'Electronic door codelock'[1], possuía as seguintes características:
• Baixo custo;
• Simplicidade;
• Esquemático e layout de circuito impresso disponíveis;
• Possibilidade de alteração de senha;
• Utiliza o microcontrolador PIC16F84;
Licença de uso livre....
tracking img