Perguntas e respostas nr-32

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho – Riscos e Segurança (Prof. Luiz Sá)
Perguntas e respostas sobre as NRs 19, 20, 22, 25 e 32
Aluno: Eduardo Fernandes Augusto – Turma: 2011.14 (Senac Bonsucesso)

NR-32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde) 
(2ª parte)
O que deve ser fixado no sistema centralizado de gases medicinais, em relação à informação visível a todos?
Devem ser fixadasplacas, em local visível, com caracteres indeléveis e legíveis, com as seguintes informações: a) nominação das pessoas autorizadas a terem acesso ao local e treinadas na operação e manutenção do sistema; b) procedimentos a serem adotados em caso de emergência; c) número de telefone para uso em caso de emergência; d) sinalização alusiva a perigo.
O que são medicamentos e drogas de risco, para efeitoda NR?
Aqueles que possam causar genotoxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e toxicidade séria e seletiva sobre órgãos e sistemas.
O que deve constar no PPRA em relação a eles?
A descrição dos riscos inerentes às atividades de recebimento, armazenamento, preparo, distribuição, administração dos medicamentos e das drogas de risco.
Qual o cuidado se deve ter em relação aosequipamentos utilizados para a administração dos gases ou vapores anestésicos?
Todos os equipamentos utilizados devem ser submetidos à manutenção corretiva e preventiva, dando-se especial atenção aos pontos de vazamentos para o ambiente de trabalho, buscando sua eliminação.
Qual o procedimento para manutenção?
A manutenção consiste, no mínimo, na verificação dos cilindros de gases, conectores, conexões,mangueiras, balões, traquéias, válvulas, aparelhos de anestesia e máscaras faciais para ventilação pulmonar. O programa e os relatórios de manutenção devem constar de documento próprio que deve ficar à disposição dos trabalhadores diretamente envolvidos e da fiscalização do trabalho.
Como devem ser os locais para manipulação deste material?
Os locais onde são utilizados gases ou vaporesanestésicos devem ter sistemas de ventilação e exaustão, com o objetivo de manter a concentração ambiental sob controle, conforme previsto na legislação vigente.
Qual o procedimento em relação às gestantes?
Toda trabalhadora gestante só será liberada para o trabalho em áreas com possibilidade de exposição a gases ou vapores anestésicos após autorização por escrito do médico responsável pelo PCMSO,considerando as informações contidas no PPRA.
Em que tipo de local devem ser preparados os quimioterápicos antineoplásicos?
Somente devem ser preparados em área exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. A área deve dispor no mínimo de: a) vestiário de barreira com dupla câmara; b) sala de preparo dos quimioterápicos; c) local destinado para as atividadesadministrativas; d) local de armazenamento exclusivo para estocagem.
Quais as características do vestiário?
O vestiário deve dispor de: a) pia e material para lavar e secar as mãos; b) lava olhos, o qual pode ser substituído por uma ducha tipo higiênica; c) chuveiro de emergência; d) equipamentos de proteção individual e vestimentas para uso e reposição; e) armários para guarda de pertences; f) recipientespara descarte de vestimentas usadas.
Como deve ser feita a limpeza, descontaminação e desinfecção do local?
Devem ser elaborados manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPI e materiais. Os manuais devem estar disponíveis a todos os trabalhadores e à fiscalização dotrabalho. Todos os profissionais diretamente envolvidos devem lavar adequadamente as mãos, antes e após a retirada das luvas.

Descreva Cabine e Segurança Biológica e cite suas características.
A sala de preparo deve ser dotada de Cabine de Segurança Biológica Classe II B2 e na sua instalação devem ser previstos, no mínimo: a) suprimento de ar necessário ao seu funcionamento; b) local e...
tracking img