Perguntas para um educador.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia da Educação
TÍTULO:
Perguntas para um educador.
OBJETIVO:
Levar ao educador perguntas sobre a Psicologia da Educação para o melhoramento educacional.
JUSTIFICATIVA:
Estudar o comportamento e os processos psicológicos gerados nos alunos como resultado da participação em atividades educativas.
Explicar como as pessoas aprendem e como o desenvolvimento cognitivo influencia naprópria aprendizagem.
INTRODUÇÃO:
1- Qual a importância da Psicologia na educação?
2- Hoje com a evolução da internet e a tecnologia, o que importa é estar na moda e ser o melhor. Como você avalia o avanço da tecnologia na escola?
3- Você acredita que o individualismo e a competitividade das pessoas no mundo, fica mais difícil ensinar? 
4- Na sua opinião qual a responsabilidade social dos pais?
5-O que você entende por desenvolvimento cognitivo?
6- Na sua opinião o que seria o fracasso escolar?
7- Você acredita que o seu aluno aprende o que está sendo ensinado?
8- Com a evolução da tecnologia, é preciso se manter atualizado para um melhor desenvolvimento da prática pedagógica. Você já fez alguma atualização na sua área?
9- É um desafio para o educador ensinar nos dias de hoje, poisdevem ensinar aos alunos a pensar sobre o que pensa, e incentivar o senso critico e respeitar o próximo, isso é ética. Na sua opinião o que é ética?
10- O que você entende por moral?
DESENVOLVIMENTO:
Respostas:
1- Estudar o comportamento e os processos psicológicos gerados nos alunos como resultado da participação em atividades educativas.
Explicar como as pessoas aprendem e como odesenvolvimento cognitivo influencia na própria aprendizagem teorias de aprendizagem é proporcionar um conhecimento útil para melhorar a educação.
2- Nos professores tivemos que encara este desafio, tivemos que nos moldar a nova realidade, passando a viver no mundo da educação tecnológica se não seríamos atropelados pela evolução cibernética. Acredito que com a chegada das novas tecnologias na escola, oprofessor continua sendo peça fundamental para facilitar a aprendizagem em sala de aula. Pois, o avanço tecnológico veio para garantir maior eficácia na atuação do professor, fortalecendo o ensino e proporcionando melhores resultados na aprendizagem.
3- Acredito que sim, pois os pais ensinam aos filhos que devem ser sempre os melhores e acabam levando as crianças a acreditar que não devem se importarcom o próximo.
4- Acredito que seja cumprir seus deveres e obrigações, dar condições de estudo para os filhos e ensiná-los a se tornar um cidadão melhor.
5- Acredito que seja a construção do ser humano, é um processo interno, mas pode ser observado e "medido" através das ações.
Um dos principais representantes desta linha é Piaget, que não elaborou uma teoria da aprendizagem, mas sim umateoria do desenvolvimento mental. 
6- Acho que o fracasso é geral, dos pais que não acompanham os filhos, das escolas que não exigem mais tanto do aluno, do governo, dos estudantes que não conseguem perceber a importância dos estudos em sua vida e quando percebem nem sempre conseguem recuperar o prejuízo. Realmente a situação está bem complicada.
O fracasso escolar seria o mau êxito na escola,caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar. Consideramos essa expressão no seu sentido mais amplo, indo além da reprovação e evasão, incluindo a aprovação com baixo índice de aprendizagem.
7- Acredito que sim, com suas limitações o aluno entende o que é ensinado as idéias divergentes e soluções criativas para diversos problemas, e se é incentivado o surgimentode liderança entre os alunos, há um ambiente favorável ao aprendizado a professora compartilha os objetivos do trabalho com a turma; os alunos avaliam a si próprios e aos colegas, analisam os próprios progressos, sentem-se motivados a avançar e vêem limitações como algo a ser superado, não punido; a professora observa o aluno sob vários aspectos temperamento, expectativas, experiências de vida,...
tracking img