12344444

2741 palavras 11 páginas
A PEDAGOGIA FREIREANA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Avanay Samara do N. Santos.
Pedagogia - UEPB-CAMPUS III avanaysamara@yahoo.com.br Lidivânia de Lima Macena.
Pedagogia - UEPB-CAMPUS III lidigba@yahoo.com.br Lucimar Victor da Silva.
Pedagogia - UEPB-CAMPUS III lucimarvictor2008@hotmail.com "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
(Paulo Freire)
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a visão de Freire na construção do cidadão mediante a sua proposta para a Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada para escrever este artigo foi à consulta bibliográfica das obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da autonomia e Educação como Prática da Liberdade entre outros. Estas publicações foram utilizadas para subsidiar a questão maior deste trabalho, vista que o aluno é um cidadão e para tanto vamos abordar a visão de freire neste sentido. O resultado desta pesquisa constatou que a proposta desenvolvida por Freire tem como culminância o desenvolvimento do cidadão em sua plenitude.
Palavras chave: Pedagogia. Freireana. Cidadania. EJA
Introdução
O presente trabalho oferece uma reflexão a respeito da proposta de Freire e a edificação do cidadão sua inserção na sociedade e na Educação de jovens e Adultos. Vistas que os jovens e os adultos, por muitas vezes só são reconhecidos como cidadão nos anos eleitorais e quando tem que contribuir com os impostos e ter os trabalhos mais sacrificantes ofertados em nosso país. Por acreditar que a educação conscientizadora pode transformar esta realidade é que tomamos como prática as reflexões apresentadas por Paulo Freire em seus escritos. Os procedimentos metodológicos para a realização deste artigo foi uma consulta bibliográfica e as reflexões realizadas nas aulas de Metodologia no Ensino da Educação de
Jovens e Adultos, ministradas pelo docente Antonio Pereira. No entanto esta pesquisa visa contribuir para os

Relacionados

  • Contrato social
    666 palavras | 3 páginas