Perfil dos mineiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características do Mineiro
De acordo com grande parte da literatura existente, o mineiro se caracterizaria culturalmente por ser ardiloso, austero, astuto, discreto, descontraído, introvertido, reservado, desconfiado, modesto, moderado e tolerante.
Perfil dos consumidores Mineiros
Belo Horizonte, Fevereiro de 2008 – Os níveis de exigência do consumidor mineiro estão cada vez maiores e nãopodem ser ignorados pelas empresas. Foi por esta razão que, pela primeira vez, a opinião desses consumidores foi monitorada na pesquisa “Empresas que mais respeitam o consumidor” realizada pela TNS InterScience para a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão.
Os mineiros responderam espontaneamente sobre oito segmentos de familiaridade, dando suas opiniões sobre as empresas que mais os respeitam.Entre eles: Atendimento; Qualidade dos produtos e/ou serviços; Preço; Propaganda ética, séria e comprometida; Responsabilidade social e Compromisso com o meio ambiente; e Monitoria da satisfação dos clientes por meio de pesquisas.
Para os consumidores mineiros, a qualidade dos produtos e/ou serviços é um fator determinante na hora das compras e, por isso, atingiu 70% da preferência. Logo emseguida destacam-se atendimento (67%) e o preço competitivo (57%). O quarto item mais citado foi responsabilidade social que registrou 46%. Já o quesito propaganda atingiu 41% e, por último, com 37%, está a monitoria da satisfação dos consumidores por meio de pesquisas. 
Para Roberto Meir, publisher do Grupo Padrão e um dos coordenadores da pesquisa, o estudo monitora o consumidor mineiro e apontadiretrizes para as organizações. “A qualidade é um fator importante nas relações de consumo, mas vale ressaltar que as empresas precisam agregar valor a seus produtos e serviços com outros atributos como preço, responsabilidade social, etc. Caso contrário, correm o risco de perder clientes para os concorrentes que conseguem fazer isso de forma adequada”, afirma Meir.
Importante fonte de dados sobreo mercado de consumo, o estudo é utilizado como ferramenta de marketing para definir as estratégias das corporações. “Ela aponta quais são as prioridades dos consumidores mineiros e indica as próximas ações. Pois, diante da acirrada concorrência, as empresas precisam conhecer bem seus clientes para não perder espaço no mercado”, explica Meir.
A perspectiva dos mineiros
A perspectiva do "mineirofalando de si mesmo" aparece no depoimento de alto executivo que já ocupou cargos importantes na adquirente e hoje pertence ao quadro estratégico da adquirida:
“Eu tava pô... mineiro, né, jacu aqui do meio do mato, né, agora você vai ser diretor [...] dessa... empresa desse tamanho, que você não conhece...”.
A metáfora utilizada pelo entrevistado revela sua modéstia e uma quase incredulidadediante do desafio: ser diretor de uma empresa de grande porte, desconhecida por ele, situada em outro estado. Nesse embate emerge o paradoxo que opõe a modéstia do entrevistado (característica mineira) e a sua competência técnica, razão da indicação para cargo estratégico tão importante. Na figura “jacu” estão as qualidades de arredio, reservado, que vive em contato com o natural, no "meio do mato",no ar puro, tranqüilo e agora deve aventurar-se no mundo da cidade grande, na qual tudo é artificial, de concreto, poluído, inquietante, talvez hostil.
Surge também a questão da "desconfiança" mineira. Não o suspeitar da honestidade do "outro", mas colocar as coisas sob dúvida, sob indagação. Suspeitar da própria capacidade, como o fez o "jacu aqui do meio do mato", quando foi desafiado a "serdiretor" de "uma empresa desse tamanho", que ele não conhecia.
O mesmo executivo reconhece que existe um estilo mineiro de ser e que vai influenciar a forma de trabalhar:
“Eu acho que esse negócio [...], 'o jeito mineiro de fazer as coisas', é um jeito realmente diferenciado. Quer dizer, nós não somos pessoas que gostam de se expor; nós gostamos de trabalhar em silêncio. E o mineiro é uma...
tracking img