Pleiotropia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pleiotropia (do grego pleio = "muito" e tropo = "mudança") é o nome dado aos múltiplos efeitos de um gene. Acontece quando um único gene controla diversas características do fenótipo que muitas vezesnão estão relacionadas.
Um exemplo clássico de pleiotropia é a fenilcetonúria. A mutação em um único gene que codifica a enzima chamada Fenilalanina hidroxilase (FAH), presente no fígado enecessária para o metabolismo da fenilalanina, causa múltiplos efeitos, como:
• Incapacitação mental
• Redução de pilosidade
• Pigmentação da pele
Ao efeito inverso, quando múltiplos genes controlam a mesmacaracterística, dá-se o nome de hereditariedade poligénica, Interação gênica, ou, ainda, Herança Quantitativa.
Resumindo, pleiotropia é um par de alelos que condiciona mais de um caráter.
Outroexemplo, e mais simples, é o das cebolas vermelhas e brancas: As vermelhas são resistentes a ação de determinado fungo parasita, já as brancas não. Sabe-se então que o alelo recessivo é responsável pelacor vermelha e ao mesmo tempo pela produção de uma substância fungicida. Portanto, as cebolas vermelhas não sofrem a ação desses parasitas.
Expressão génica é o processo pelo qual a informaçãohereditária contida em um gene, tal como a sequência de DNA, é processada em um produto génico funcional, tal como proteínas ou RNA.
Vários passos no processo de expressão génica podem ser modulados,incluindo a transcrição do mRNA e a modificação pós-traducional de uma proteína. A regulação génica dá à célula controlo sobre sua estrutura e função e é a base para a diferenciação celular, morfogénese epara a versatilidade e adaptabilidade de qualquer organismo. A regulação génica pode também servir como substrato para mudanças evolutivas, dado que o controlo do timing, localização e quantidades deexpressão génica podem ter um efeito profundo nas funções (ações) do gene num organismo.
-Vimos que, em alguns casos, os genes se manifestam com fenótipos bem distintos. Por exemplo, os genes para...
tracking img