Perfil dos alunos que praticam esporte dentro da ufscar – campus são carlos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Estatística







































Professora: Vera Tomazella

Data da apresentação: 01/06/2010

Integrantes do grupo:




Bárbara Beltrame Bettim - 389749


Camila Barbosa Moraes Rodrigues - 389773


Gustavo Munhoz – 389862


Nicholas Wagner Eugenio - 389919Paulo Benatti Alves - 389854
Perfil dos alunos que praticam esporte dentro da UFSCar – Campus São Carlos













































































Introdução




O esporte está presente na vida dos seres humanos desde a Antiguidade e se caracteriza como“uma atividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa à competição entre participantes”, segundo o site Wikipédia.

Em determinados casos a força física, utilizada na maioria dos esportes em grupo, como futebol, vôlei e basquete, não se faz necessária, sendo substituída pelo raciocínio e pela lógica, presentes nos esportes de tabuleiro (xadrez,dama...). Entretanto, ambos os “estilos” têm como objetivo incentivar a competição e promover relações sociais entre os competidores.

Na Universidade em que estudamos, a Associação Atlética Acadêmica da UFSCar é a responsável por organizar a parte esportiva, determinando horários de treinos e inscrevendo a Federal em campeonatos universitários. E, foi por admirarmos essa “nova vida”de torneios e disputas contra outras instituições de ensino que definimos nosso tema.

Tendo em vista que o universo em questão seja a Universidade Federal de São Carlos (Campus de São Carlos), e que o problema de interesse seja conhecer o perfil dos estudantes esportistas para, assim , relacionarmos a prática de esporte com determinadas características pessoais e universitárias,entrevistamos 100 deles através de entrevista direta com o intuito de obtermos uma amostra e, de tal forma, alcançarmos, a partir de um questionário elaborado por nós, o nosso objetivo.

Entende-se por perfil o sexo do entrevistado, a idade, o ano em que ingressou na Universidade, o curso no qual se encontra, dentre outras variáveis.

Com a utilização das técnicas de análisedescritiva, pudemos organizar os dados e “transformá-los” em conclusões, exercendo assim, a estatística aplicada ao cotidiano.



















Principais objetivos da pesquisa







- Analisar o perfil dos estudantes da UFSCar que praticam esportes;


- Saber se a UFSCar incentiva a prática de esportes;


- Saber em qual área há maisesportista (Exatas, Humanas ou Biológicas);


- Saber se a prática de esportes tem certa dependência com os estudos;


- Saber se o fato de existir grandes competições aumenta o número de esportistas.


-Saber se o interesse nos esportes é constante durante a vida universitária dos alunos.


-Saber se os alunos estão satisfeitos com o investimento da UFSCarnos esportes.








































Materiais e métodos utilizados




A população em estudo é composta pelos alunos que praticam esportes dentro da Universidade Federal de São Carlos – Campus São Carlos. Para saber o tamanho da população em questão, mandamos um e-mail à Associação Atlética Acadêmica da UFSCar, a qualnos retornou o e-mail afirmando que o número de alunos que praticam esporte na Universidade é 350. Dessa forma, por decisão dos integrantes do grupo, foi escolhida uma amostra com 100 alunos.

O estudo foi observacional e foi utilizada amostragem não-probabilística acidental com a utilização de questionários em entrevistas diretas. A análise estatística utilizada foi a descritiva....
tracking img