Plano cruzado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano Cruzado

Introdução
Após 20 anos de ditadura elegeu-se em 1985 um presidente; havia a esperança de que com a democracia esta traria de volta o retorno do crescimento e o fim da inflação, mas o que se viu foram planos malsucedidos.
O então presidente eleito Tancredo Neves faleceu sem assumir o poder, deixando a cargo de José Sarney manter a Aliança Democrática e solucionar os problemaseconômicos brasileiros. O problema mais crítico a ser solucionado nesta nova fase era a inflação uma vez que esta não cedia.
Ao final de 1985 algumas medidas fiscais e monetárias foram adotadas por intermédio de um “pacote fiscal”; era um pacote de medidas gradualista e não teve nenhum impacto sobre a inflação. Após a incapacidade em conter o aumento dos preços e o fracasso dos reajustesrecessivos anteriores foi implementado pelo Governo de Sarney no seu segundo mandato o plano cruzado, modelo heterodoxo de Francisco Lopes da PUC-Rio, a fim de estancar o aceleramento da inflação que já atingia 235% ao final do ano de 1985.

As medidas adotadas pelo plano foram:
* Reforma Monetária e Congelamento: O cruzado passou a ser o novo padrão monetário nacional - moeda mais forte,Intervenção nos contratos, congelamento dos preços, a taxa de câmbio fixa, e para o controle de congelamento foi criada a tabela de Sunab – sob vigilância da população.
* Desindexação da Economia: As Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional foi substituídas pelas Obrigações do Tesouro Nacional – cujos valores ficariam congelados por um ano. Todas as obrigações financeiras continuavam a ser denominadasna velha moeda, que era desvalorizada diariamente em relação ao cruzado, através da tablita de conversão (0,45% ao dia).
* Índice de Preços e Cadernetas de poupança: Índice de preços ao consumidor (IPC), com o objetivo de eliminar contaminação do índice pela inflação do mês de fevereiro. A caderneta de poupança passou a ter rendimento trimestral.
* Política Salarial: Os salários deveriam sercalculados pela média dos últimos seis meses em valores correntes. Os salários ficavam congelados e os dissídios passaram a ser anuais.
A princípio o plano obteve sucesso e rapidamente a oposição ao plano calou-se. Segundo os dados do IBGE houve crescimento de 20% nos postos de trabalho criados no primeiro quadrimestre de 1986. Exceto pelo setor bancário, que teve uma redução da mão de obra. Ataxa de desemprego caiu para 4,4% em março para 3,8% em junho.

Congelamento e cristalização de preços relativos
O plano começou a fracassar exatamente devido ao desequlíbrio dos preços relativos da economia. Por não equalizarem o valor presente dos preços, muitos produtores que corrigiam seus preços entre dia 1 a 15 dos mês, ficaram com o preço tabelado abaixo da rentabilidade desejada ou atémesmo abaixo do custo de produção: algo que ou inviabilizava a venda dos produtos para o consumo, ou levava a uma queda na sua qualidade. Saíram beneficiadas as empresas que reajustaram seus preços nos dias anteriores ao plano.
Como o congelamento não permitiu o ajuste dos preços sujeitos à sazonalidade, houve um desequilíbrio de preços. E como resultado disso, vieram o desabastecimento de bens e osurgimento de ágio para compra de produtos escassos, principalmente os que se encontravam na entressafra (carne e leite) e de mercados oligopolizados (automóveis).
Além desses fatores, alguns economistas apontam o abono concedido ao salário mínimo(aumento real de 16%), e ao funcionalismo público (abono de 8%) como responsável por um aumento do consumo - algo que pressionou ainda mais a demanda,impedida de ser contrabalanceada por um aumento de preços.

Ausência de controle de gastos do governo
Outros fatores que levaram ao fracasso do plano:
* a falta de medidas econômicas por parte do governo para controlar os gastos públicos;
* o congelamento da taxa de câmbio, algo que levou o país a perder uma parcela considerável de reservas internacionais;
* os juros reais da...
tracking img