O plano cruzado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
DE BOM DESPACHO

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS




PESQUISA O PLANO CRUZADO





ALUNOS

ALEXANDRA ANTUNES PONTES ANDRADE
ANA PAULA TEIXEIRA SILVA MEDEIROS
DAIANA MAYRA VIEIRA COSTA
MICHELE MARQUES DA SILVA
RICARDO RAFAEL COSTA
TALITA LORENE SILVA MARTINS FERREIRA






Atividade apresentada à disciplina Introdução à Economia, ministradapelo Prof. Luiz Renato da Silva Souza, no primeiro período do Curso de Ciências Contábeis – Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho.









BOM DESPACHO
2012
Introdução

Com o fim do militarismo, em 1985, se deu o início de significativas mudanças, tanto na política quanto na empresa, que passava a ser livre e viria a fazer parte importante na construção da economiabrasileira, que marcou o século XX. Na política, a nova republica foi um pouco mais do que uma mudança confusa entre duas épocas: o regime militar e o regime democrático houve boas intenções, mas a política não é feita só de boas intenções e o Brasil necessitava de algo mais. Em 15 de janeiro de 1985 Tancredo Neves, foi eleito presidente da república, mas faleceu antes de assumir o cargo. O entãovice, José Sarney assume o cargo de “Presidente da República”. No meio de tanta esperança, o então presidente José Sarney e o ministro da fazenda Dilson Funaro criam um novo plano para economia brasileira, nasce desta união o plano cruzado. Criado em fevereiro de 1986, que tinha como objetivo o controle e a redução da inflação, que na época era muito elevada. Para este plano também foi criada umanova moeda, o cruzado, (Cz$), em substituição ao cruzeiro. Cada cruzado tinha valor de mil cruzeiros, e as primeiras regras ditadas por este plano foi o congelamento de preços e salários por um ano e a sua principal meta era a inflação com taxa zero.

Desenvolvimento

No dia 15 de março de 1985 Jose Sarney tomou posse na Presidência do Brasil no lugar de Tancredo Neves que por motivo de doençanão pode assumir, no dia 21 de Abril do mesmo ano Tancredo Neves faleceu.
Tentando ganhar a confiança dos setores democráticos, Sarney restabeleceu as eleições diretas para presidente da república, concede direito de voto dos analfabetos e prometeu uma nova constituição, tudo para buscar apoio popular seu lema era: "tudo pelo social". Mais era no campo econômico que se esperavam as medidas maissignificativas, pois a inflação continuava afetando seriamente a economia. Entre 1986 a 1990 o país assistiu alguns planos econômicos e dezenas de alterações e complementações nas políticas monetárias, fiscal, salarial e cambial todos com um mesmo objetivo: a estabilização da economia por controle da inflação. A partir de novembro 1985 a inflação alcançou índices alarmantes, atingindo 17,8% em janeiroe 22,4% em fevereiro, além de não apresentar proposta de política econômica de médio e longo prazo, o governo tampouco indicava possuir resposta imediata ao agravo inflacionário; e sucessivas greves vinham aparecendo, em uma freqüência à qual a população não estava mais acostumada. Para derrubar a inflação o governo Sarney lançou um plano de grande impacto em 28 de fevereiro de 1986, sendochamado de Plano Cruzado, a qual tinha o objetivo de tomar medidas econômicas, tendo como aliado o Ministro da Fazenda Dílson Funaro.

Cruzado conta a Inflação

O Presidente José Sarney assessorado por Dílson Funaro e João Sayad (Ministro da Economia) baixou o decreto nº. 2.283 com medidas para estabilizar a economia, tratava-se do Plano Cruzado que buscava reverter à inflação, entre outrasmedidas substituiu o Cruzeiro para o Cruzado, cortando três zeros do seu valor, congelou os preços por um ano, criou o índice de preço ao consumidor (IPC), cria o salário desemprego e implantação da escala móvel de salários ou "gatilho salarial", isto é, correção automática dos salários sempre que a inflação acumulada pelo IPCA ultrapassasse 20%.
Nos primeiros meses o plano foi um sucesso e a...
tracking img