Alguns teoricos (piaget,wallon,vigosty) e historia da psicologia

13282 palavras 54 páginas
INTRODUÇÃO

A história da psicologia tem por volta de dois milênios. Isso explica os avanços na Física, na Geometria, na Política.
Alguns homens, como Platão e Aristóteles, dedicaram-se a compreender esse espírito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a Filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade.
Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção.
A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade. Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Sócrates abre um caminho que seria muito explorado pela Psicologia. As teorias da consciência são, de certa forma, frutos dessa primeira sistematização na Filosofia.
Este elemento de ligação era necessário porque Platão concebia a alma separada do corpo.
Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão, foi um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia. Para Aristóteles, a psyché seria o princípio ativo da vida.
As vésperas da era cristã surgem um novo império que iria dominar a Grécia, parte da Europa e do Oriente Médio: o império Romano. Uma das principais características desse período e o aparecimento e desenvolvimento do cristianismo.
Psicologia nesse período é relacioná-la ao conhecimento religioso, já que, ao lado do poder econômico e político, a Igreja Católica também monopolizava o saber e, conseqüentemente, o estudo do psiquismo.
Essa crise econômica e social leva ao questionamento da Igreja e dos conhecimentos produzidos por ela.
Como o filósofo grego, considera que maneira de o homem, na sua essência.
São Tomás de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja e continua garantindo para ela o monopólio do estudo do psiquismo.
Dá-se, também, um processo de valorização do homem. Esse dualismo mente-corpo torna possível o estudo do corpo humano morto, e que era impensável nos séculos anteriores (o

Relacionados

  • psicologias
    700 palavras | 3 páginas