perdas

Páginas: 12 (2788 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Área Restrita
  Login:

  Senha:





Notícias
28/06/2006 - Furto interno representa 25% das perdas no varejo

Da Redação

Um total de 1,68%. Esse foi o percentual de perdas que o varejo brasileiro teve no ano fiscal de 2004. Considerando esse número num primeiro instante, parece pouco. Mas 1,68% representa R$ 600 milhões.

Os dados foram levantados pelaavaliação Provar de Perdas no Varejo Brasileiro, Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, em São Paulo.

Essa é a quinta edição da pesquisa (comercializada na íntegra pelo Provar). O objetivo do estudo foi mostrar o panorama geral das perdas do setor e oferecer conhecimento e ferramentas ao varejista, já que o varejo representa atualmente 6% do PIB (ProdutoInterno Bruto).

Apesar dos números do prejuízo serem altos, apresentam queda significativa em relação ao ano anterior. Em 2003, as perdas no varejo eram de 1,72%. Houve redução nos furtos internos e melhoria no controle das empresas, revela Marcelo Felippe Figueira Jr., coordenador do Grupo de Prevenção de Perdas (GPP) do Prover.

Para ele, o aumento do investimento em segurança nas lojas tem sidooutro ponto positivo. Além disso, tem havido maior controle administrativo. Segundo Figueira Jr., 25% das perdas do varejo brasileiro vêm de furto interno de funcionários.

Outros 24% são provenientes da quebra operacional. Por exemplo, aquele produto que cai e quebra por estar mal posicionado na prateleira ou ainda a caixa de xarope que vai ao chão na hora do descarregamento do caminhão. Além disso, 22% são furtos externos; 17%, erros administrativos; 6%, fraudes com fornecedores; e 6%, outros ajustes (diferença de inventário).

Para evitar problemas desse gênero, são necessários o treinamento constante da equipe e a implementação de um Programa de Prevenção de Perdas.

De acordo com o diretor comercial de uma grande rede de farmácias, quando o projeto foi implementado, há dezanos, o prejuízo com perdas chegava a 2% do faturamento. Atualmente é de 0,23%. O trabalho, que exige uma mudança cultural dentro das lojas, é longo e gradativo. Para o coordenador do GPP, a cultura de Prevenção de Perdas não pode ser vista de forma policialesca.

"É necessário que, desde o faxineiro até o presidente da empresa, haja uma conscientização de que todos perdem dinheiro e não somentea loja", explica Figueira Jr. O dinheiro que vai embora com perdas coloca em risco o emprego de vários funcionários. Quem adere ao programa de maneira participativa zela, na verdade, pelo próprio emprego.

Premiações ajudam a atingir as metas

Uma boa forma de incentivar os funcionários a atingir metas na redução de perdas é por meio de política de premiação. A grande rede de farmácias emquestão adotou a medida. "Se a loja atingir a meta, o gerente, subgerente e o operador de caixa são premiados", enfatiza o diretor comercial. Mas não é somente o retorno financeiro que estimula a equipe.

Para o executivo, o moral dos funcionários fica em alta. A competência administrativa vale mais que o prêmio em si. A premiação é uma conseqüência do bom trabalho, que eleva a auto-estima daequipe e apresenta resultado gratificante. "Por isso, constantemente, realizamos treinamentos com gerentes sobre melhoria de resultados nas farmácias e esperamos deles mais do que metas atingidas, a assimilação do conceito", explica.

Ações incentivam funcionários e diminuem perdas

O levantamento feito pelo Provar mostra também outras importantes ações que podem ser introduzidas pelo varejo paraincentivar os funcionários e diminuir o grau de perdas. Geralmente o departamento de recursos humanos é o responsável por administrar esses programas.

Entre as ações, estão: participação dos funcionários nos lucros da empresa; remuneração variável atrelada aos resultados de perdas; incentivos financeiros para denúncias procedentes; implantação de telefone de denúncia e de informações;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perdas
  • perdas
  • perdas
  • Perdas
  • Perdas
  • Perdas
  • perdas
  • Perdas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!