Pense e responda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico?
Crescimento Econômico é o aumento do PIB, ou seja, a soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já desenvolvimento econômico está relacionado com o bem estar da população e o Indice de Desenvolvimento Humado – IDH é o critério mais utilizado.
2. Qual o principal problemaeconômico que o Brasil enfrenta? Apresente uma argumentação baseada em fatos e opine.
Por muitos anos o Brasil sofre com a alta inflação, ampliando problemas na distribuição de renda onde gera alto nível de violências e criminalidade, problemas na saúde, educação e a desigualdade social. O Brasil precisa pensar e ser mais coletivo. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimostempos, ainda vivemos num país muito injusto com uma grande parcela com salários miseráveis e uma pouca parcela é muito rica.
3. Como você vê o Brasil no contexto mundial?

O Brasil tem bastante setores econômicos em destaque: agronegócios de cana e soja, mineração de ferro e manganês, produção de bioenergéticos, indústria petroquímica, automobilística e siderúrgica. Apesar do crescimento o paísainda apresenta uma serie de problemas internos que o classificam como subdesenvolvido industrializado. Desigualdades sociais e concentração de renda são os os dois principais fatores que explicam essa contradição, afetando a educação, saúde, saneamento básico, segurança, moradia e transportes. O BRIC’s – Brasil, Rússia, Índia e China – são os países com elevado crescimento econômico e intensaparticipação no mercado internacional. O Brasil se encontra em 84º posição no IDH econômico. Os biocombustíveis é um dos setores que mais recebe investimento do governo, essa expansão de combustíveis alternativos é devido a extensão territorial, facilidade climática, porém esse crescimento se desordenado pode causar desmatamento e crise alimentar. O Brasil tem intenção de estar entre os membros da ONU(órgão responsável pela manutenção da paz e conflitos) visando ter poder de intervenção na politica internacional. O Brasil precisa saber mobilizar a seu favor os apoios internos e as forças aliadas externas indispensáveis.
4. Se você fosse o ministro da fazenda, qual a ancora que você proporia para sustentar o desenvolvimento brasileiro?

Iria investir mais para disponibilizar energia,transportes, saneamento e educação para acompanhar o processo desenvolvimentista atual, investiria nas estradas que poderiam ficar em uso durante 20 anos porém não duram nem 5 com a qualidade hoje praticada. Agregar valor proveniente da inteligência nacional ao produto estaremos aumentando a produtividade de capital que identifico como o principal fator para o desenvolvimento econômico.
5.Discuta aafirmativa: “O Brasil é um dos países com maior concentração de renda do mundo
Um fator que contribui para aumentar a disparidade social é a falta de investimentos na educação básica. Para o jovem pobre ter emprego e oportunidades é necessário um bom preparo na escola. A falta de investimentos públicos em educação, principalmente no ensino fundamental, impede uma formação escolar consistente demilhões de brasileiros. Alguns programas sociais, como o Bolsa Família, dão assistência aos mais humildes estimulando o crescimento da classe C, mas não é uma solução de longo prazo para um país que deseja ser uma nação desenvolvida e não melhora a distribuição de renda, pois o que melhora é educação e emprego. A solução não é dar o peixe, mas ensinar a pescar.
5. Qual a solução para reduzir adiferença entre ricos e pobres no Brasil?

Uma educação de qualidade para todos, geração de empregos e renda, uma verdadeira reforma agrária, aumento do salário mínimo e valorização do trabalhador, maior apoio aos pequenos empresários e ampliação na assistência social. Uma solução depende de outros transformações ou politicas mas estas alternativas são fundamentais para o desenvolvimento...
tracking img