Apa revisada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


O município de Rio Grande é cercado pelas águas e por inúmeras belezas naturais de extrema importância, não apenas local, mas também para o estado e para o país. Uma dessas áreas da cidade, de evidência ecológica e ambiental é a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa verde, localizada no entorno dos bairros Senandes e Bolaxa. Esta área, que possuiinúmeras espécies da fauna e da flora e belas paisagens naturais, e agora possui um plano de manejo que servirá como um manual de informações sobre a APA e instruções para a população em geral e órgãos públicos e privados de como preservar ambientalmente o local. Entretanto a existência da APA é pouco conhecida pela comunidade riograndina, este fato motivou um grupo alunos do Colégio Estadual LemosJunior, do terceiro módulo do curso técnico em meio ambiente, a realizar um projeto de divulgação do local para uma turma do turno da noite da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, onde será realizada uma palestra sobre o assunto. Com a realização desta palestra pretende-se fazer com que as pessoas presentes fiquem interessadas em conhecer um local de importante reconhecimento ambientale ecologicamente belo existente em nossa cidade.

Palavras chave: Área de Proteção Ambiental,Lagoa Verde, preservação.









SUMÁRIO

Resumo iii
Sumário iv
1 Justificativa 5
2 Objetivo Geral 5
2.1 Objetivos Específicos 5
3 Fundamentação Teórica 6
4 Metodologia 10
5 Cronograma 13
6 Recursos 13
Referências 14














1 JUSTIFICATIVAO município de Rio Grande possui áreas de significativa importância ecológica, algumas já bastante conhecidas pela população, como a Estação Ecológica do Taim e a Praia do Cassino, portanto outras regiões são de pouco conhecimento por parte da população em geral e a APA da Lagoa Verde é uma delas. Para melhor divulgar esta área de beleza e importância ambiental este projeto foielaborado.

2 OBJETIVO GERAL

Divulgar informações sobre a área de proteção ambiental da Lagoa Verde (APA da Lagoa Verde).


2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.1.1 Visita técnica à região da APA.
2.1.2 Informar os alunos da turma X da Escola Municipal Helena Small sobre a primeira Área de Proteção Ambiental do Município de Rio Grande.
2.1.3 Sensibilizar os alunos à respeito do valorecológico e ambiental da APA da Lagoa Verde e da importância de sua preservação.









3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com a legislação ambiental brasileira, Área de Proteção Ambiental (APA) é aquela destinada à preservação dos recursos ambientais (fauna, flora, solo e recursos hídricos). Uma área de proteção ambiental pode apenas ter uso sustentável, ou seja, seu acesso,ocupação e exploração devem ser controlados para não prejudicar o ecossistema da área.
As áreas de proteção ambiental podem ter posse e domínios público ou privado. Porém, cabe aos órgãos governamentais a fiscalização da ocupação e exploração destas áreas.
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Verde foi criada em 22de abril de 2005 no município de Rio Grande – RS, segundo a lei 6.084.Com área superficial de aproximadamente 510 ha (hectares) a proteção abrange o sistema formado pela Lagoa Verde, Arroio Bolaxa, Arroio Senandes e o canal meandrante que liga a Lagoa Verde com o saco da Mangueira.Os principais objetivos para da criação da APA foram: proteger paisagens e belezas cênicas; proteger recursos hídricos; a conservação da biodiversidade animal e vegetal da região; apreservação dos sistemas de marismas, banhados, arroios, matas e dunas interiores; estimular o desenvolvimento sustentável; servir como zona tampão aos ambientes adjacentes; a visitação orientada em contato com a natureza; o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e pesquisa; um maior conhecimento e divulgação do patrimônio natural étnico e cultural do município; estabelecer uma ocupação...
tracking img