Atps direito processual civil ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ______ VARA CÍVEL DA CIRCUNCRIÇÃO JUDICIÁRIA DE TAGUATINGA-DF.

......, brasileiro, servidor público, casado, residente e domiciliado em Brasília, à QI 22 Bloco T apartamento 107, Guará 1, DF, portador do CPF/MF nº 183.605.481-53 e do RG nº 533.871 – SSP-DF, por seus procuradores signatários, conforme instrumento de mandato incluso (doc. 02), vem apresença de Vossa Excelência propor a presente.

AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS
em desfavor de,..... , brasileira, comerciante, solteira, residente e domiciliado QNN 09 conjunto C casa 42, Ceilândia Norte, Portadora do CPF/MF n° 025.997.141-33 e do RG n 237.9000-SSP-DF, pelas razões de fato e de direito que a seguir passa a expor:
I – DOS FATOS:
1. O Autor, no dia 23/03/2012 às 19 horas,trafegava no trecho da Estrada Parque de Taguatinga (EPTG), sentido Plano Piloto – Taguatinga, em via preferencial, retornando serviço/casa, com sua motocicleta Yamaha Fazer 250, 2011/12, vermelha, placa JJI 2782, atendendo todas as exigências de trânsito, ocasião em que o veículo Gol- VW, placa JHU 4276, ano 2011, que era dirigido por condutor ignorado, sem a cautela necessária e com manifestaimprudência, ao fazer conversão para entrar na via preferencial, veio a colidir com a motocicleta de propriedade do Autor, jogando-o a 5 metros barranco abaixo do acostamento, ocasionando danos materiais de elevada monta.
Ao colidir com o veículo do Autor, o causador do acidente parou por alguns instantes, tendo em seguida se evadido do local, ocasião em que alguns transeuntes saíram ao encalço domesmo, conseguindo apenas anotar a placa. Tais fatos foram documentados, e se depreende do incluso Boletim de Ocorrência nº 100156/2012, elaborado pela Polícia Civil do Distrito Federal e anexados aos autos.
II - DOS DANOS CAUSADOS NO VEÍCULO
Os danos causados no veículo de propriedade do autor foram de considerada monta, dando perda total ao mesmo, podendo-se verificar pelos inclusosorçamentos, danos estes que poderão ser avaliados pelas fotografias do veículo anexa. Os prejuízos causados somam-se num total de 48.550,38 (quarenta e oito mil, quinhentos e cinquenta reais e quarenta e oito centavos), que deverão ser acrescido de juros, correção monetária, despesas processuais, honorários advocatícios na forma da lei e demais consectários legais, atualizados desde o protocolamento até otrânsito em julgado da ação.

III - DO DIREITO
O objetivo da presente ação é a indenização com a reparação das perdas e danos, consequente de ato de Responsabilidade Civil, que está amparada pela Legislação vigente e pela mais ampla jurisprudência ditada pelos nossos Tribunais.
Nestas condições, cumpre invocar a Lei substantiva que estabelece, categoricamente, no artigo 186 do Código Civil:"Artigo 186 - Aquele que por ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência violar direito ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano."
Da mesma forma, o artigo 28 do Código de Trânsito Brasileiro prega que “o condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito”. Assim também, consoante osartigos 34 e 35 do CTB, que dispõem que “o condutor que queira executar uma manobra, deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade”. “Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara ecom a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço”.
No caso presente, o ato causador do dano se revestiu de inconteste imprudência e negligência por parte do condutor do veículo da ré que, inadvertidamente, sem observância das prescrições legais e sem obedecer à legislação de trânsito, ao fazer conversão proibida, veio a...
tracking img