Pense e responda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
Curso de Ciências Jurídicas
Acadêmica: Maria Alice Maragno
Disciplina: Economia Política
Professora: Natalia Martins
2° Semestre 2012

ROTEIRO DE ESTUDO I

A ciência econômica – discussão sobre o objeto
Principais conceitos que caracterizam as teorias econômicas.

Pense e Responda:

1) Qual a diferença entre crescimento econômicoe desenvolvimento econômico?
R: Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada investida epelo grau de aperfeiçoamento tecnológico. Já o desenvolvimento econômico, pode-se conceituá-lo sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.
2) Qual o principal problema econômico que o Brasil enfrenta? Apresente uma argumentação baseada em fatos e opine.
R: Segundo oecomonista Ricardo Morishita, o que temos no Brasil, na verdade, é um problema de distribuição de renda. “Só entenderemos qual é a nossa dificuldade quando entendermos o problema da distribuição de renda nesse país”. A questão, insistiu ele, não é gerar riqueza, mas fazer a distribuição adequada dessa riqueza. “Vinte por cento da população mais rica do Brasil ganham 25% mais que os 20% da população maispobre; na Holanda essa diferença é de 5%; na Índia, ela não chega a 5%. Nosso problema não é crescer economicamente, mas distribuir o que já temos”.
3) Como você vê o Brasil no contexto mundial?
R: Estaremos no centro do mundo com a realização de dois grandes eventos esportivos (Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro), que atrairão investimentos externos efarão com que todos conheçam melhor o país.
Pesquisas apontam que em cerca de quinze anos seremos a quinta maior economia do mundo, no entanto, para isso será preciso mais investimentos em infraestrutura, e não apenas a infraestrutura física, como: portos, aeroportos, estradas, trens, navios e etc., mas principalmente a infraestrutura intelectual, ou seja, precisamos formar mais profissionaiscapacitados e priorizar a educação ou talvez não suportaremos a carga.
Outro fator interessante que auxiliará o crescimento do país, é que nesse período ocorrerá um fenômeno social chamado de bônus demográfico, que é um momento da distribuição demográfica em que a população economicamente ativa será maior que a população dependente (crianças e idosos), isso significa que teremos uma grande força detrabalho disponível no mercado com uma baixa razão de dependência. Nos últimos anos tivemos grandes avanços sociais, nossa população está menos pobre e com melhores condições de vida, mas ainda precisamos melhorar muito nesse aspecto, já que a desigualdade social, econômica e cultural permanece alta.
4. Se você fosse o ministro da fazenda, qual a ancora que você proporia para sustentar odesenvolvimento brasileiro?
R: Faria o possível para acabar com o desvio de verbas públicas, pois ela pertence a todos os cidadãos brasileiros que pagam impostos altíssimos a fim de querer garantir uma boa qualidade de vida, e não para sustentar funcionários públicos.
5. Discuta a afirmativa: “O Brasil é um dos países com maior concentração de renda do mundo”.
R: A afirmativa está correta, o Brasil é umpaís muito rico, porém toda essa riqueza está concentrada em pequena parte da população e que a maioria não possui acesso. Toda essa riqueza está beneficiando somente a elite brasileira.
6. Qual a solução para reduzir a diferença entre ricos e pobres no Brasil?
R: A educação é apontada como a chave para a melhoria. De acordo com o economista Marcelo Neri, o que está por trás disso é o aumento...
tracking img