Pensando como um economista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 138 (34418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcus Eduardo de Oliveira

PENSANDO
COMO UM

ECONOMISTA
Síntese de reflexões
eBooksBrasil.com

Pensando como um economista
Síntese de reflexões

Ficha Catalográfica
Oliveira, Marcus Eduardo de

Pensando como um economista – síntese de reflexões
Copyright ©, edição de 2010 São Paulo, SP - 2010 Índices para catálogo sistemático: 1. Economia; 2. Sociedade; 3. AdministraçãoVersão para eBook eBooksBrasil.com

Fonte Digital
“Todas as obras são de acesso gratuito. Estudei sempre por conta do Estado, ou melhor, da Sociedade que paga impostos; tenho a obrigação de retribuir ao menos uma gota do que ela me proporcionou.” Nélson Jahr Garcia (1947-2002)

© 2010 – Marcus Eduardo de Oliveira

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei n° 9.610, de 19/02/1998.Nenhuma parte deste livro, sem autorização prévia por escrito da editora, poderá ser reproduzida.

Marcus Eduardo de Oliveira

Pensando como um economista
Síntese de reflexões

2010
Impresso no Brasil / Printed in Brazil IMPORTANTE: Ao comprar um livro, você remunera e reconhece o trabalho do autor e o de muitos outros profissionais envolvidos na produção editorial e na comercialização dasobras: editores, revisores, diagramadores, ilustradores, gráficos, divulgadores, distribuidores, livreiros, entre outros. Ajude-nos a combater a cópia ilegal. Ela gera desemprego, prejudica a difusão cultural e encarece os livros disponíveis no mercado.

NOTA 1: O autor declara que fez o possível para evitar equívocos ou omissões nos créditos a autores e citações. Uma vez contatado fará as devidascorreções na primeira oportunidade. NOTA 2: Muito zelo e técnica foram empregados na edição desta obra. No entanto, podem ocorrer erros de digitação, impressão ou dúvida conceitual. Em qualquer dessas hipóteses, solicitamos a comunicação, a fim de que possamos esclarecer quaisquer dúvidas pertinentes.

Uma ironia econômica:
“Se todos os economistas fossem postos lado a lado, nunca chegariam auma conclusão”.
(George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês)

Uma piada econômica:
Economia é a única ciência em que duas pessoas podem dividir um prêmio Nobel por afirmarem coisas totalmente opostas. Especificamente, isso aconteceu com Myrdal e Hayek, em 1974.

Uma charge econômica:

Crédito: Google imagens

Para Denise e Victória, sempre com amor e eterno carinho.

“Os economistas,em conseqüência, aprenderam agora a considerar com vistas mais amplas e esperançosas as possibilidades do progresso humano. Aprenderam a confiar em que a vontade humana, guiada pela reflexão cuidadosa, pode modificar as circunstâncias a ponto de alterar o caráter e, assim, realizar novas condições de vida ainda mais favoráveis ao caráter e, por conseguinte, ao bem-estar tanto moral quanto econômicodas massas populares”.
Alfred Marshall, em “Principles os Economics”

“A literatura não muda o mundo, mas sim as pessoas. E as pessoas sim, mudam o mundo”.
Mário Benedetti, escritor uruguaio

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO, 1 TEXTO DE APRESENTAÇÃO - A ÁRVORE GENEALÓGICA DA ECONOMIA, 3

1 BREVES COMENTÁRIOS SOBRE NOVE GRANDES ECONOMISTAS, 21 2 O MERCADO E SUAS EXCENTRICIDADES, 57 3 ALFREDMARSHALL: UM EMINENTE ECONOMISTA SOCIAL, 64 4 A ECONOMIA E O COMPORTAMENTO HUMANO, 68 5 A ECONOMIA SERVINDO DE INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA
SOCIEDADE MAIS JUSTA, 71

6 A TAREFA DO ECONOMISTA MODERNO, 76 7 O DEBATE EM TORNO DA PROPRIEDADE DOS MEIOS DE PRODUÇÃO, 83 8 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, 92 9 MANIFESTO AOS ECONOMISTAS, 103 10 PENSANDO COMO UM ECONOMISTA, 111 11ECONOMIA E ENTROPIA: A ECONOMIA DO FUTURO E O FUTURO DA
ECONOMIA, 114

Lista de Figuras, Tabelas, Mapas e Gráficos
Figura 1: François Quesnay, 12 Figura 2: Jevons, Menger e Walras, 16 Figura 3: Bown-Bawerk e Pareto, 17 Figura 4: Adam Smith, 21 Figura 5: David Ricardo, 25 Figura 6: Thomas Malthus, 29 Figura 7: Jean-Baptiste Say, 31 Figura 8: Karl Marx, 33 Figura 9: Léon Walras, 36 Figura 10: John...
tracking img